Cidades

Empresas documentam plano para atendimento de emergências

O encontro resultou na consolidação do Procedimento de Acionamento e Comunicação do PAM, que já poderá ser consultado e seguido em casos emergenciais     (Crédito: Edmar Silva)

TIMÓTEO – Nesta quarta-feira (21), representantes da Aperam South America e de empresas integrantes do Plano de Auxílio Mútuo do Vale do Aço (PAM-VA) – uma iniciativa de contribuição coletiva de órgãos e empresas da região em resposta a possíveis emergências – se reuniram na Fundação Aperam Acesita para dar um importante passo rumo à sua operacionalização. O encontro resultou na consolidação do Procedimento de Acionamento e Comunicação do PAM, que foi documentado e já poderá ser consultado e seguido em casos emergenciais.

O assessor de Meio Ambiente da Aperam South America, Glautiere Paiva Gomes, que atua como segundo secretário do PAM, falou sobre a relevância do documento. “O Procedimento é o alicerce do PAM, englobando toda a sua funcionalidade. Ele estabelece objetivos, define as ações e o papel de cada um, em situações de emergências. Agora, já concluído, vamos apresentá-lo à Polícia Rodoviária Estadual e ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, para que tomem conhecimento de sua operacionalização”, explicou.Ainda de acordo com o assessor, tendo o procedimento estabelecido, também será possível atrair outros integrantes.

O PLANO

Constituído em setembro de 2011, o Plano de Auxílio Mútuo do Vale do Aço tem como objetivo integrar empresas e órgãos responsáveis pelas respostas às emergências nas instalações das companhias, para que todos atuem de forma colaborativa em situações emergenciais, obtendo um resultado mais rápido e eficiente. O auxílio prestado pelo PAM, inclui utilização de materiais e, quando possível, recursos humanos de cada entidade integrante, sob a coordenação da empresa atingida pela emergência ou das autoridades competentes.

Medidas para atendimento a acidentes no transporte de produtos perigosos, havendo situação de risco, também fazem parte de ações do PAM. A vigilância é realizada de forma ininterrupta – 24 horas, todos os dias – e a área de atuação abrange os municípios de Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com