IPATINGA – Os empregados da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig estão se mobilizando esse mês em prol da Campanha Novembro Azul. Estão sendo promovidas ações internas de conscientização acerca da prevenção e do tratamento do câncer de próstata, e banners foram distribuídos pelas principais agências da Empresa no Estado, com objetivo de prestar esclarecimentos à população sobre a doença.
A iniciativa de aderir ao Novembro Azul partiu de um grupo de empregados que decidiu ampliar a campanha “Inspire-se”, criada para o Outubro Rosa, mobilizando os colegas da Empresa para que fossem ao trabalho com uma peça de roupa na cor azul, no dia 22 de novembro. A adesão à campanha dos empregados do Leste de Minas superou novamente as expectativas, demonstrando a importância destes Movimentos Mundiais em prol do Combate aos Cânceres de Próstata e Mama.
A CAMPANHA
Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata e outras doenças masculinas. Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização, há reuniões onde são debatidas, além do combate ao Câncer de Prostáta, outras doenças como o Câncer de Testículos, Depressão entre os homens, Cultivo da saúde do homem, entre outros.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.