Cidades

Em Timóteo, vacina contra HPV será aplicada em março

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo vai ampliar o quadro de vacinas em 2014, acrescentando no calendário anual a vacina contra o HPV para pré adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos. Segundo orientações do Ministério da Saúde, que divulgou a campanha na semana passada, a meta é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas em todo o país para prevenir contra o câncer de colo do útero.

ESCOLAS
A orientação da pasta é que as secretarias estaduais e municipais de saúde promovam a vacinação em parceria com as secretarias de educação, com estratégias de imunização dentro de escolas públicas e particulares. “As escolas deverão reforçar a importância da imunização junto aos adolescentes, pais e professores a partir do início do ano letivo”, conforme explica Eunice Silva Silveira, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Timóteo.

A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde a partir de março e será ministrada em três doses. A segunda dose, seis meses após a primeira, e a terceira após 5 anos. Estudos mostram que a aplicação da vacina é mais eficiente na faixa etária de 9 a 13 anos, idade em que a produção de anticorpos é mais intensa.

HPV
HPV é a sigla para vírus do papiloma humano, e vem do inglês Human Papiloma Virus. Causa infecção na pele e possui mais de 200 variações diferentes, e a maioria aparece através de verrugas localizadas geralmente em locais escondidos. O HPV é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer do reto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com