Opinião

Em ato de canalhice explícita, Bolsonaro se dá Medalha do Mérito Indigenista

(*) Fernando Benedito Jr.

Denunciado em Haia, na ONU, em outros fóruns nacionais e internacionais por sua já claramente e manifesta aversão às políticas indigenistas, Bolsonarao e integrantes de seu governo tiveram o cinismo de se auto homenagear com a Medalha do Mérito Indigenista. Antes de assumir o governo, ainda na condição de deputado federal, Bolsonaro vinha declarando guerra aos índios cotidianamente. Assumiu perante o agronegócio, o garimpo e à milícia, o compromisso de não demarcar um milímetro de terra indígena. Desmontou os órgãos ambientais e de apoio aos índios, como a Funai. Suas declarações legitimaram a ação ilegal de garimpeiros, madeireiros e grileiros em terras indígenas, causando sofrimento, mortes e impunidade.

Numa cerimônia marcada pela hipocrisia, pelo cinismo e pelo mau-caratismo que é intrínseco a este governo, o presidente mais uma vez disse que indígenas e não indígenas são iguais. “O que sempre quisemos foi fazer com que vocês se sentissem exatamente como nós. Queremos que vocês façam em suas terras exatamente o que nós fazemos na nossa”, afirmou Bolsonaro. Ou seja, que destruam tudo e não deixem uma árvore em pé.

A afronta acontece dias depois do Dia da Terra que mobilizou Brasília contra o desmonte dos órgãos indígenas e ambientais e assegurou no Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão na pauta do “pacote da destruição” – conjunto de medidas que liberam áreas indígenas à exploração mineral, permitem o desmatamento, a poluição desmedida do ar, tiram o papel fiscalizador de órgãos como o Ibama, etc.

Durante a afronta, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que distribuiu a Medalha entre os colegas, disse que o governo atua na defesa e na promoção de direitos dos povos indígenas. Torres citou ainda diversas operações realizadas por órgãos de controle, como a Polícia Federal, em terras indígenas. “É leviano quem diz haver nesse governo desmonte das ações para assegurar direito dos povos indígenas”, disse o ministro, que afirmou que, em 2021, a Polícia Federal realizou operações contra o garimpo ilegal, o desmatamento, as queimadas e a invasão de terras indígenas.

Definitivamente, a canalhice deste governo não tem limites.

(*) Fernando Benedito Jr.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com