Cidades

Em ano marcado por pandemia, Agenda de Convergência 2020 destaca avanços

Foto: No Eixo de Infraestrutura, as preocupações que ainda persistem é a conclusão do lote 3.1, a licitação para concessão da 381, e a liberação dos recursos para a obra e consequente reabertura do aeroporto regional do Vale do Aço

IPATINGA – Na última reunião do ano lideranças que compõe a Agenda de Convergência do Vale do Aço reuniram-se remotamente para um balanço das ações nos seis eixos estruturadores: Infraestrutura, Segurança, Saúde, Educação, Competitividade e Sustentabilidade.

“Apesar de todos os desafios, 2020 foi um ano de muito aprendizado e conquistas. Os grupos trabalharam com bastante afinco”, define Flaviano Gaggiato, coordenador da iniciativa e presidente da FIEMG Regional Vale do Aço.

SAÚDE

Com a pandemia, os encontros bimestrais que acontecem na sede da FIEMG, em Ipatinga, deram lugar a reuniões virtuais e criação do comitê de enfrentamento da Covid-19. 

“Infelizmente, a perspectiva é que a pandemia ainda persista na nossa região e mesmo a vacina chegando, a epidemia só deve arrefecer a partir do segundo semestre do ano que vem. Portanto, continuemos tomando todas as medidas de prevenção”, reforça o coordenador do eixo Saúde, Mauro Oscar Lima.

Segundo o coordenador, apesar de todo esse cenário da Covid-19, importantes entregas foram feitas a sociedade como: a ampliação de leitos do Hospital José Maria Morais, a finalização da implantação do SAMU Regional, acompanhamento da implementação da UPA de Timóteo e implantação da UPA em Coronel Fabriciano.

“O grande desafio para o próximo ano na área da saúde é ajustarmos qual será o ponto de equilíbrio entre trabalhar na vigência da pandemia e também operacionalizar os pacientes com outras doenças”, disse.

SEGURANÇA

Já no eixo Segurança foi concluído os trâmites da documentação do terreno doado pela Cenibra para o Estado para construção do Centro Sócio Educativo – CSE; a regularização da documentação para construção do IML de Ipatinga; além da instalação de mais de 200 câmeras focadas em logradouros públicos em diversos bairros de Ipatinga.

INFRAESTRUTURA

Várias conquistas também foram celebradas no eixo Infraestrutura, dentre elas a conclusão do lote 7 (36km duplicados e liberados para uso) e a renovação da licença ambiental por mais 4 anos, além da retomada das obras com previsão de término 12/2021 da LMG 760, após a liberação dos recursos da Fundação Renova e BNDES. 

Uma preocupação que ainda persistirá no início do próximo ano é a conclusão do lote 3.1, a licitação para concessão da 381, e a liberação dos recursos para a obra e consequente reabertura do aeroporto regional do Vale do Aço. “Precisamos do empenho dos nossos deputados federais e estaduais para cobrar e reforçar a importância desse aeroporto para nossa região”. Vale ressaltar que Ipatinga tinha cinco voos diários para Belo Horizonte que movimentavam cerca de 15 mil clientes por mês.

A educação foi um dos setores mais prejudicados pela pandemia

EDUCAÇÃO

Na educação os projetos foram bastante afetados pela pandemia. No entanto, de maneira geral, foi possível a realização de ações remotas e/ou mediadas por tecnologias, o que possibilitou o andamento das ações. Um exemplo é o Projeto de Cultura Empreendedora, uma parceria do SEBRAE com a superintendência regional de ensino de Coronel Fabriciano que atuou em diversos municípios e impactou na vida de milhares de alunos e professores.

“A tecnologia possibilitou o sucesso nessas palestras e seminários. Se tivéssemos realizado presencialmente, não teríamos atingido um público de mais de mil pessoas”, pontuou o coordenador do eixo, Genésio Zeferino.

COMPETITIVIDADE

No eixo Competitividade Fabrício Fernandes apresentou a consolidação da reavaliação da governança do APL metalmecânico e a pesquisa que será feita de dezembro de 2020 a janeiro de 2021 com 120 empresários do setor metalmecânico para traçar o diagnóstico no Vale do Aço. “O último diagnóstico foi realizado em 2005. Contamos com o apoio e participação dos empresários para fortalecermos o setor metalmecânico da região”.

Para 2021 ele destaca ações de fortalecimento do turismo e o desafio de mobilizar os municípios, para o lançamento da Rota do Cicloturismo que contemplará cinco municípios com 196,3km de percurso. Pontuou também a estruturação do projeto para aumentar o comércio e prestação de serviços do Vale do Aço e consolidação para inserção dos dados dos municípios no site location, do INDI.

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade contou com o restabelecimento da campanha Vale Votar com viés municipal. Sinergia com as ações do GTGH (Grupo Trabalho – Gestão Hídrica) do Comitê Estratégico das Empresas âncoras do Vale do Aço, além de projetos e ações focados nos desafios da Gestão Hídrica nas Indústrias, com objetivo de garantir a segurança hídrica para as operações industriais em curto, médio e longo prazo e o desenvolvimento do Parque Estadual do Rio Doce – PERD como um atrativo turístico, fortalecido pelos investimentos feitos através de contrapartidas compensatórias.

Durante a reunião o coordenador do eixo, Venilson Vitorino, informou que tinha acabado de ser aprovado, durante a 6ª reunião extraordinária da Câmara de Atividades de Infraestrutura de Energia, Transporte, Saneamento e Urbanização – CIF junto a Fundação Renova, R$93 milhões de recursos para o PERD, uma conquista para o Vale do Aço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com