Cultura

Elementos da Cenografia ganham exposição

FABRICIANO – Estudantes do 8° período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizam, até o final da próxima semana, uma exposição sobre Cenografia, Arte e Arquitetura. Os trabalhos fazem parte da disciplina “Humanidades: filosofia da arte e estética”. Trata-se de maquetes cenográficas que foram produzidas com o intuito de discutir estética e funcionalidade a partir de textos, músicas, contos e peças de teatro. A exposição está aberta à visitação, das 8h às 22h, no hall do bloco B, no campus de Coronel Fabriciano.

De acordo com Gilson Magno, docente responsável pela atividade, “os alunos tiveram que sintetizar a ideia de um espetáculo para representá-lo numa caixa cênica. Esse trabalho passa pelas mediações da Estética, Filosofia, Arte e Arquitetura. Trabalhamos com os conceitos e a ressignificação dos objetos”, explicou.

CONCEITO
Cenografia é a arte e ciência de projetar e executar a instalação de cenários para espetáculos teatrais ou cinematográficos. Alguns autores confundem com um segmento da arquitetura.

Entretanto, a arquitetura cênica ou arquitetura cenográfica se ocupa mais especificamente da geração dos cenários arquitetônicos internos ou externos. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois conta a época e o local em que se passa a história. Pelo cenário podemos identificar a personalidade dos personagens.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com