Cidades

Eleição de conselheiros é marcada por tumulto

Erros e desencontros podem comprometer a credibilidade do processo eleitoral de escolha dos conselheiros    (Crédito: José Barbosa ACS/PMI)

 

IPATINGA – A escolha dos conselheiros tutelares de Ipatinga, ocorrida no último domingo (27), foi marcada por erros e desencontros que podem comprometer a credibilidade do processo eleitoral.
Diversos eleitores que se inscreveram para participar do processo de votação não conseguiram chegar até as urnas, porque não tiveram os nomes inseridos nas listas de votação.
Até mesmo uma candidata que concorreu a uma vaga no Conselho não tinha o nome na listagem das sessões de votação. Outra grave denúncia feita por fiscais foi que houve casos de eleitores que conseguiram votar sem apresentar o título de eleitor.
O processo de votação foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A presidente do conselho, Flávia Geovani Marciano, não foi encontrada para explicar as falhas ocorridas.
Todos os candidatos tiveram que ir às ruas para cadastrar os eleitores. Ao todo, mais de 12 mil pessoas foram inscritas para participar do escrutínio. Como houve problemas nos cadastros, a comissão eleitoral acabou recorrendo ao xerox dos registros feitos pelos candidatos.
Quem levou a sua listagem para o local em que ocorreu a votação conseguiu inserir de última hora alguns nomes no cadastro. Já quem não levou as cópias, acabou prejudicado. Alguns candidatos contabilizaram perdas de quase 50 votos por conta da confusão.

APURAÇÃO
A divulgação dos dez membros titulares e dez suplentes para o mandato 2012/2015 foi feita no mesmo dia. A votação foi realizada nas instalações do Colégio Tiradentes, no Centro de Ipatinga. A metade deles vai trabalhar na Regional I do Conselho e os demais na Regional II. As regionais têm seus territórios delimitados pelo curso do Ribeirão Ipanema.

RESULTADO
Os conselheiros eleitos, com as respectivas votações, são: Isabel Cristina Rigueira (445), Viviane Oliveira Barbosa (337), Wellingta Cleicy (Paula) (288), Janaína Dias Rodrigues (286), Adriana Araújo de Souza (270), Iaponira Teixeira Oliveira (270), João Batista Pires (260), Marli Augusta da Silva (259), Warlei André Alves (245) e Ramonik Márcia de Souza (235).

SUPLENTES
Lucimara Emília Machado (218), Rejania do Carmo Ferreira (209), Maria das Graças Pereira (200), Michele Rodrigues Silva (165), Tayuana Maressa da Silva (143), Marinalva Lopes Sant Ana (134), Eliamar Martins da Silveira (131), Roberto Carlos do Amaral (125), Maria das Graças (Pituth) (122) e Ângela Maria Silva (Ângela do Caravelas) (107).

CONSELHO TUTELAR DE IPATINGA 2012
CANDIDATOS    
             TOTAL
CRISTINA                          485
VIVIANE                              337
PAULA                                288
JANAINA                            286
ADRIANA                           270
IAPONIRA                          270
JOÃO PIRES                     260
MARLI                                 259
WARLEY                            245
RAMONIK                          235
LU                                       218
REGI                                  209
GRAÇA                              200
MICHELE                          165
TAYANA                              143
MARINALVA                       134

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com