Cidades

Educadores discutem a preparação da CONAE

(Crédito: Nadieli Sathler)

 

FABRICIANO – Os trabalhadores em educação, pais, mães e estudantes se reuniram no último sábado (18), no Salão Paroquial da Comunidade São Sebastião, em Coronel Fabriciano, para discutir os eixos da CONAE 2014 (Conferência Nacional da Educação) e assim se prepararem para participar de forma qualificada das etapas da Conferência Nacional de Educação.

O evento foi organizado pelas subsedes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) de Ipatinga e Coronel Fabriciano.
A parte da manhã foi dedicada a duas mesas que debateram: Valorização dos Profissionais, ministrada por Rosaura Magalhães, e Financiamento e Qualidade da Educação, pela economista Liliane Resende, da subseção do DIEESE do Sind- UTE/MG.

Em todo o estado foram realizadas 12 conferências livres com a mesma finalidade. No Vale do Aço a primeira palestrante fez uma retrospectiva sobre as mudanças ocorridas na educação nos últimos 30 anos. Lembrou a crescente desvalorização por que passam os educadores, chamando a atenção para a necessidade de engajamento consciente para que aconteçam as mudanças necessárias.

RECURSOS
Já a economista Liliane Resende tratou das leis existentes que garantem o financiamento das políticas para a área da Educação, tais como o FUNDEB (Fundo Nacional da Educação Básica), que tem vigência até 2014. “Precisamos ser propositivos ao participar da conferência exigindo dos nossos gestores maior transparência com a prestação de contas dos recursos destinados à educação”, pediu.

Segundo Feliciana Saldanha, diretora estadual do Sind-UTE/MG, “o sindicato propõe a Conferência Livre em preparação à CONAE, como momento de estudo, debate e proposições dentro da temática da Conferência Nacional. É oportunidade de construção coletiva, reflexão e propostas de políticas para a educação e a participação do Sindicato nas Conferências Municipais a serem realizadas a partir de agora”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com