Cultura

Educadores de Timóteo participam de seminários

TIMÓTEO – O município participará do 19º Seminário Infância na Ciranda da Educação na capital mineira. Promovido pela Secretaria de Educação de Belo Horizonte, o evento acontece nos próximos dias 25 e 26 de setembro e reunirá profissionais das instituições que atuam no Sistema Municipal de Ensino e educadores de outras cidades.
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Timóteo terá quatro profissionais do Departamento de Ensino Pedagógico no encontro, que será realizado no auditório do Centro Universitário (UNI-BH).

O Seminário abordará o tema “As práticas de Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil e os Desafios do Contexto Nacional de Educação”. Na ocasião, será refletida a situação da educação infantil e levantadas propostas de aprimoramento pedagógico, tanto para as instituições públicas como privadas particulares ou comunitárias.

Os educadores timotenses participarão como observadores do seminário e, posteriormente, dividirão as experiências e conhecimentos adquiridos com os demais profissionais da educação infantil. A participação dos educadores de Timóteo integra as ações do Programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação de Timóteo.

INTERNACIONAL
Outra atuação do programa refere-se à participação de representantes da Coordenadoria de Educação Integral de Timóteo no 4º Seminário Internacional Teias de Cidadania, em Belo Horizonte, de 24 a 27 de setembro. O encontro acontecerá na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se propõe a debater a cidade entendida como experiência educativa, vinculando a educação integral à participação social relacionada às questões vividas na cidade, bairro e no entorno da escola.

Na terça (24), Jaqueline Moll, diretoria de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC e Lucinha Alvarez da Faculdade de Educação da UFMG mediarão o debate sobre educação integral. Na quarta (25), educadores, estudantes, urbanistas e artistas dialogam com o público sobre a cidade e suas múltiplas possibilidades educativas. Entre os temas a serem abordados: Cidade e Infância; Educação Integral, Formação e Territórios Educativos; Escolas, Territórios, Cidades Sustentáveis; e Cidade, Juventude e Participação.

Na quinta (26), representantes de diversos projetos e programas apresentam suas experiências de educação integral, tendo como eixo a relação com a cidade e o território, que passam a ser percebidos como territórios educativos. No encerramento (27), entra em debate os temas Cidade, Juventude e Participação; e Cidades Criativas. Os educadores César Muñoz Jiménes , da Espanha, e Ramón Moncada Cardona, da Colômbia, explanarão sobre o tema Ocupar a Cidade: educação integral em movimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com