Cidades

Educadoras de Fabriciano recebem prêmio ‘Professores do Brasil’

FABRICIANO – Mais uma vez, a educação de Coronel Fabriciano é destaque. Três professoras da rede municipal de ensino tiveram seus trabalhos reconhecidos pelo Prêmio Professores do Brasil. Duas venceram em nível regional e uma em âmbito estadual. O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa reconhecer, divulgar e premiar trabalhos exitosos de professores de escolas públicas.
 A professora Ablene Guimarães conquistou o prêmio estadual na categoria “creche”. Além de receber R$ 6 mil, ela vai representar o estado na etapa da Premiação Nacional. Também foram premiadas as professoras Sandra Suely e Luciene Soares. Nos dias 25 e 26, as três educadoras participam do Seminário Estadual de Intercâmbio de Experiência, em Belo Horizonte. Na ocasião, receberão certificado e troféu de reconhecimento.
 
 HORTA NA ESCOLA

A professora Luciene Soares desenvolveu o projeto “Horta na Escola”, no Centro Municipal de Educação Infantil Pastor Antônio Rosa, no Amaro Lanari. A iniciativa foi vencedora regional na categoria “pré-escola”. Inicialmente, o projeto contemplava alunos de cinco anos, mas o sucesso da ação contagiou toda escola e envolveu os demais estudantes nos cuidados com a horta. Por meio do projeto, foram plantados: couve, cebolinha, hortelã, alface, tomate, beterraba, cenoura e mostarda.
 
RELEITURAS DE PORTINARI
O projeto “Pipas – Olhar de Criança – Releitura Fotográfica”, da professora Sandra Suely, foi vencedor regional na categoria “Sexto ao nono ano”. Durante um trimestre, a professora de matemática da Escola Municipal Maria das Graças Ferreira, no Córrego Alto, desenvolveu a ação que integrou língua portuguesa, arte, literatura e geometria com 46 alunos do sexto ano. “Nossa proposta foi tornar os alunos protagonistas das telas de Cândido Portinari. Observamos que os alunos mais indisciplinados foram os que mais se identificaram com o projeto e, por consequência disso, se dedicaram de forma surpreendente. Percebemos também a mudança de comportamento em outras disciplinas. Esse projeto foi uma grande conquista pedagógica para nós”, detalha a professora Sandra Suely.
 
A MAGIA DA SEMENTE
A grande premiação foi dada à professora do Centro Municipal de Educação Infantil Espaço da Infância, no Sílvio Pereira I, Ablene Guimarães. O projeto “A Magia da Semente” iniciou em sala de aula com a leitura da obra infantil “João e o Pé de Feijão”, foi desenvolvido com 40 alunos de quatro anos e consistiu no plantio, cultivo e colheita de feijão carioca. 

Depois do sucesso do plantio do feijão, os alunos também cultivaram rabanete, alface, mostarda, beterraba, amendoim, cenoura, milho, banana e batata doce. “Colhemos 37 quilos de batata doce e fizemos potinhos de doce para todos os alunos da escola levarem para casa. Estamos incentivando em nossas crianças a reflexão que elas dependem da terra para sobreviver”, acrescenta a professora.


A professora Ablene Guimarães conquistou o prêmio estadual na categoria “creche” e vai representar o
estado na Premiação Nacional


Sandra Suely, vencedora regional: “Projeto foi uma grande conquista pedagógica para nós”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com