Cidades

Educação pública alcança índices positivos em Ipatinga

Secom PMI

IPATINGA – As ações da Prefeitura de Ipatinga para qualificar a Educação pública estão refletindo em avanços nos índices de alfabetização nas escolas municipais. A Secretaria de Estado da Educação (SEE) apresentou, nesta semana, os resultados das avaliações de 2014 da rede pública de ensino mineira nos programas de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

Na rede municipal foram avaliados alunos de escolas que ofertam 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental para os dois programas. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o objetivo das avaliações é diagnosticar pontualmente o desempenho de cada estudante, a fim de promover as intervenções necessárias para a melhoria da aprendizagem e da qualidade do ensino público.

RECOMENDÁVEL
De acordo com os dados do Proalfa, o resultado de Ipatinga encontra-se no padrão “recomendável”, com 80,2% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. Isto significa que os estudantes na faixa de oito anos sabem ler, escrever e interpretar. O resultado aponta um salto significativo em relação ao exame de 2012, quando 68,5% dos alunos estavam na faixa considerada satisfatória pelo programa.

Segundo a secretária municipal de Educação, Leida Tavares, no Proeb, que avalia alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental com provas de Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes ipatinguenses também se destacaram. “Ipatinga apresentou índices melhores em relação aos anos anteriores. No entanto, precisamos avançar mais, especialmente, nos últimos anos do Ensino Fundamental. Esse é o grande desafio do estado e também do município, que estamos enfrentando com muito trabalho e investimentos”, avalia.

NOVOS PROJETOS
A secretária de Educação também destaca o conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura visando à qualificação do ensino ofertado na rede municipal. “Os resultados no Proalfa e Proeb são decorrentes de ações educacionais integradas e estruturadas a partir do conceito de Educação Integral, que visa o desenvolvimento do aluno em diversas áreas da formação cidadã”, pontua Leida Tavares.

Desde 2013, quando a Prefeitura lançou o Educa Ipatinga, novos programas educacionais foram implementados e aprimorados na rede municipal. Neste ano, outros dois novos programas começaram a fazer parte da rotina dos estudantes com atividades voltadas para a leitura e a escrita. “O Ipatinga: Cidade Leitora e o A-E-Ipatinga – Programa de Alfabetização e Letramento são exemplos de iniciativas da Administração Municipal para assegurar total assistência aos alunos, garantindo que todas as crianças até oito anos saibam ler e escrever”, destaca a secretária.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com