Cultura

Educação municipal aborda sexualidade e abuso de drogas

TIMÓTEO – Alunos do Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (IMETT) iniciaram esta semana as aulas do Projeto Afetividade, Sexualidade e Drogas. O Projeto é coordenado pelo professor José Luiz da Silva equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. O Projeto aborda temas que são considerados polêmicos e na maioria das vezes não são abordados pelas famílias dos garotos.

Gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, depressão, violência, namoro, sexo e outros temas sugeridos pelos jovens são abordados pelo grupo. As aulas tem duração de 50 minutos e proporcionam uma mesa redonda onde o tema escolhido pode ser visto sob aspectos médicos, culturais, religiosos e sociais além de alertar para a consequência das más escolhas para a vida.

BOAS ESCOLHAS
O motivo, explica José Luiz, é dar uma orientação aos jovens para que eles façam boas escolhas em suas vidas. E evitar que cada vez mais adolescentes tenham que enfrentar dificuldades como as que são trabalhadas pelo grupo.

“São assuntos que os pais têm dificuldades para passar para os filhos. E os filhos têm vergonha de perguntar aos pais. Isso gera um problema, pois esses garotos vão buscar essas informações na rua”, esclareceu.

Segundo José Luiz, uma boa formação afetivo-sexual pode evitar alguns problemas, como o envolvimento com drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce. “A gente esclarece muitas dúvidas que afligem os adolescentes nesse momento da vida deles”, complementa.

GRAVIDEZ

Os problemas que o Programa Afetividade, Sexualidade e Drogas podem evitar são comprovados pelos dados colhidos no município de Timóteo. O Conselho Tutelar registrou, no período de 2010 até agosto de 2013, 63 casos de adolescentes envolvidos com uso de drogas e 144 casos de crianças em convívio com familiares em situação de drogadicção.

Segundo Robson Pereira dos Santos, presidente do Conselho Tutelar, também existem registros de adolescentes entre 13 e 15 anos em trabalho de parto. “Quanto mais nova a jovem, maiores são os riscos durante a gravidez e na hora do parto”, explica.

CONSEQUÊNCIAS
O resultado, continua Robson, é quase sempre o mesmo: evasão escolar, falta de preparo da jovem para ser mãe e filhos criados geralmente pelas avós. “A jovem quer viver a vida de adolescente e não quer se responsabilizar pela educação do filho. Tudo isso vem atrelado à sentimentos de culpa, constrangimento e vergonha pela situação vivenciada”, diz Robson, lembrando que a situação pode levar a jovem a uma depressão.

Outros dados levantados pela Secretaria de Saúde de Timóteo revelam 39 adolescentes acompanhadas no período pré-natal pelas equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) no período de janeiro a agosto de 2013.

DOENÇAS

O Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Saúde de Timóteo revela dois casos notificados de HIV em tratamento e maior incidência de gonorréia e condiloma acuminado (HPV) em adolescentes. A coordenadora do Programa DST/Aids, Eulália Maciel Machado, recomenda que os pais dialoguem mais com os filhos para prevenir os riscos de contaminação.

Em 2012, 70 menores foram apreendidos por uso de drogas

O assunto drogas, cada vez mais recorrente entre menores de 18 anos, teve seus números divulgados pela 85ª Cia. de Polícia Militar de Timóteo: em 2012, 70 menores foram apreendidos envolvidos com tráfico de drogas; de janeiro a agosto de 2013, foram registradas apreensões de 28 menores infratores, entre ocorrências de homicídios, porte de armas de fogo e uso e consumo de drogas.

A Polícia Militar destacou a importância do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), um esforço cooperativo entre a PM, escola, educadores, pais e comunidade para prevenir e reduzir o uso de drogas entre crianças e adolescentes. Em 2012, cerca de 12 mil adolescentes foram formados pelo Proerd, somando dados de Ipatinga e Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com