Nacionais

Educação Infantil aprende noções de xadrez em Timóteo

TIMÓTEO – São inúmeras as vantagens da prática do xadrez, as mais lembradas e verificadas são o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atenção, memória e a criatividade; estimula também a imaginação e trabalha valores como responsabilidade, autoconfiança, respeito ao adversário e paciência. “Apesar de complexo, qualquer um pode aprender o jogo, basta praticar e, para isso, não há idade”, destacam as coordenadoras de Educação Física da Secretaria de Educação e Cultura de Timóteo, Maria Aparecida Rocha Moura e Adriana Ferreira Barbosa.

Em Timóteo, na rede municipal de ensino o xadrez é contemplado nas aulas de educação física, sendo apresentado já na Educação Infantil com o objetivo de proporcionar a todos os alunos o contato com o jogo de xadrez, estendendo a oportunidade de jogar em casa com amigos e familiares. Em novembro, o Clube Brasileiro de Xadrez Escolar, situado na Escola Municipal de Timóteo, recebeu a visita de vários alunos das escolas infantis da rede municipal, para conhecerem o espaço e aprofundarem as noções sobre a modalidade esportiva.

INICIAÇÃO

A partir dos quatro anos, as aulas são direcionadas aos pequenos contos, representação das peças em desenhos trabalhando com a massa de modelar. Aos cinco anos aprendem sobre a história e jogos paralelos com xadrez reduzido (menor quantidade de peças). Com seis anos a criança aceita com mais tranquilidade os jogos com regras, podendo assim começar a aprender as do xadrez.

Para salientar a importância do esporte, as coordenadoras de Educação Física,citam o livro ”O xadrez e a formação dos alunos“, de Sandra Vaz de Lima, que relata que o xadrez é um jogo que estimula o desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e concentração.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com