Cidades

Educação de Ipatinga perde a sabedoria do professor Nery

IPATINGA – Um dos pioneiros da educação em Ipatinga, o professor Nery Pereira de Freitas faleceu neste domingo e seu corpo está sendo velado no Cemitério Senhora da Paz, em Ipatinga, onde será sepultado às 10:30 desta segunda-feira. Professor Nery é um dos pioneiros da Educação em Ipatinga. Foi também atuou na política local tendo sido eleito vereador pelo Partido da Frente Liberal (PFL), e exerceu o mandato de 1989 a 1992. Nery foi considerado um dos melhores professores de Matemática da região.
Além da Escola JK, Nery Pereira de Freitas fundou a faculdade que leva seu nome. A Escola Técnica JK oferece ensino fundamental, cursos técnicos em diversas áreas, além de ensino médio integrado ao técnico. A Faculdade Pereira de Freitas possui graduações em Física, Letras, Matemática e Sistemas de Informação, e foi incorporada pela Rede Doctum, dirigida por Cláudio Leitão, de Caratinga.
A história de Nery está estreitamente ligada à educação em Ipatinga. Segundo relato do advogado José Francisco de Oliveira ao livro “Cidade Jardim”, de José Augusto Moraes, no início dos anos 70, Nery iniciou seu primeiro empreendimento na área educacional. "Eu [José Franciso], Wilton Rodrigues e o professor Nery resolvemos criar a escola de ‘Madureza’ (nome dado ao supletivo na época). Iniciamos na antiga Estação do centro, hoje ‘Estação Memória Zeza Souto’, e tínhamos trinta alunos. A escola chamava-se Inácio de Loyola”.
“Nesse ínterim – prossegue o relato –, instala-se na região o padre De Man que, com todo apoio da Usiminas fundou a Universidade do Trabalho no bairro Caladinho, em Coronel Fabriciano. A Usiminas fornecia para ele o material recuperado e ele revendia. Assim, ele conseguiu construir os prédios da universidade", ressaltou o pioneiro, ex vice-prefeito e advogado José Francisco de Oliveira.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com