Cidades

Educação amplia o número de vagas da EJA em Ipatinga

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Educação, está ampliando, neste ano letivo, o número de vagas para a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede municipal. Atualmente, as aulas funcionam em quatro escolas do município: Mário Casasanta (Ipaneminha), Márcio Andrade Guerra (Veneza II), Artur Bernardes (Canaã) e Levindo Mariano (Bom Jardim), que atendem em média 250 alunos. Com o aumento do número de vagas, pretende-se reduzir a longa lista de espera do Programa.

A SME informa que a ampliação da oferta de vagas foi definida em função de uma demanda reprimida. E, normalmente, a procura pelas escolas que oferecem a EJA aumenta ainda mais a partir do momento em que as aulas se iniciam, com a propagação de informações inclusive pelos próprios estudantes matriculados.

Essa modalidade permite uma matrícula mais flexível durante o ano. Para viabilizar o maior número de matrículas, a Secretaria de Educação vai otimizar os espaços disponibilizados nas escolas. As aulas terão início no dia 22 de fevereiro.

Conforme enfatiza o secretário de Educação do município, Sérgio Mendes, o Programa é visto por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância. “Felizmente, o conceito em relação a essa modalidade de ensino vem mudando e, entre os grandes desafios, agora temos também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho”, observou.

A EJA é a modalidade de educação nas etapas dos ensinos Fundamental e Médio da rede escolar pública brasileira e adotada também por algumas redes particulares, que recebem os jovens e adultos que não completaram, abandonaram ou não tiveram acesso à educação formal na idade apropriada.

No Brasil, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 52,6% da população acima de 25 anos não tem a educação básica completa. Desse número, 33,1% das pessoas não terminaram o Ensino Fundamental.

ETAPAS

O programa é dividido em etapas, que abrangem do Ensino Fundamental ao Médio, sendo que a EJA no Ensino Fundamental se destina a jovens a partir de 15 anos. As turmas do Ensino Médio incluem alunos maiores de 18 anos.

Além da modalidade presencial, a EJA disponibiliza o curso on-line com certificado, possibilitando ao aluno estudar aonde estiver e no horário mais adequado à sua rotina.

As atividades são selecionadas de acordo com o interesse dos estudantes e as condições de cada escola. Ao final, os alunos recebem os certificados que, além de valorizar o currículo profissional, complementam o histórico escolar por meio da carga horária.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com