Cidades

Duplicação da BR-381 começa a se transformar em realidade

A prefeita Cecília Ferramenta recebeu a presidenta Dilma Rousseff em ato que considerou histórico e que marca um novo ciclo de desenvolvimento regional

IPATINGA –
A presidenta da República Dilma Rousseff (PT) lançou ontem em Ipatinga o início das obras de duplicação da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Durante o evento, a prefeita Cecília Ferramenta lhe entregou documento solicitando também intervenções de mobilidade urbana em trechos da rodovia dentro do município. Dilma chegou acompanhada do ministro dos Transportes César Borges (PMDB), do diretor geral do Dnit Jorge Fraxe, do ex-ministro e pré-candidato ao governo de Minas Fernando Pimentel, da prefeita Cecília Ferramenta e seu marido, o ex-prefeito Chico Ferramenta.

Visivelmente emocionada, a prefeita Cecília Ferramenta abriu seu discurso agradecendo a presença da presidenta e lembrando a luta pela duplicação da rodovia. “É um sonho que está se realizando e que vai mudar o futuro de nossa região. Sabemos que não foi fácil chegar até aqui. Temos consciência dos obstáculos que tiveram que ser superados para que essa Ordem de Serviço fosse assinada”, disse a prefeita.

JK

Cecília comparou a presença de Dilma Rousseff com a vinda do ex-presidente Juscelino Kubitscheck na década de 60, quando fez a cravação da estaca inicial da Usiminas. “Assim como aconteceu há mais de 50 anos atrás, quando o presidente JK veio a Ipatinga lançar a pedra fundamental da construção Usiminas, hoje você está lançando a pedra fundamental pela vida, pela duplicação da 381. Isso é um marco na nossa cidade. Por tudo isso e pelo resultado de tanto trabalho que está sendo revertido para o bem na nossa cidade, é hora de dizermos, viva Ipatinga! Viva o Vale do Aço!, Viva Minas!, Viva o Brasil e Viva a vida!”, comemorou a prefeita.

CRÍTICAS
Em seu discurso a presidenta Dilma Roussef lamentou a demora na realização das obras de duplicação. “Mas, o mais grave é que não se fazia projeto no Brasil, nem se faziam rodovias. Quando o governo federal decide colocar 8 bilhões em rodovias aqui em Minas, eu digo pra vocês que nunca, como dizia Lula, nunca dantes na história deste País, se colocou tanto dinheiro em rodovias”, brincou.

Em tom mais sério ela rebateu as críticas dos adversários sobre os atrasos na realização das obras. “Aqueles que criticam qualquer atraso vão ter que responder por que nos oito anos em que estiveram à frente do País não fizeram esta rodovia”, alfinetou.

FISCALIZAÇÃO

A presidenta prometeu fiscalizar de perto o andamento das obras na rodovia. “Eu farei todo o esforço, agora, para controlar o ritmo das obras.Vou olhar junto com o Ministério dos Transportes o ritmo do Dnit ao liberar os processo e o ritmo das obras junto às empresas responsáveis. Nós queremos esta obra pronta. A maior importância dela não é pra produtos, é para pessoas. A maior importância é garantir a vida, mas também a qualidade de vida”, disse a presidenta, emendando: “É garantir empregos e que uma região – que é considerada uma das mais importantes do Pais em matéria de produção, tenha infraestrutura adequada”.

DEMORA
Dilma Rousseff salientou ainda a dificuldade para dar início à duplicação e explicou a demora para a liberação dos processos de realização do projeto. “É uma obra complexa e por isso precisa mais ainda da nossa atenção. Ela vai utilizar uma quantidade significativa de recursos. O governo federal está colocando 2,5 bilhões para fazê-la. No passado, pensamos em colocá-la em concessão. Em 2011, tentamos este caminho, mas recuamos desta proposta e decidimos fazê-la como obra pública na qual se coloca o dinheiro a fundo perdido, porque pelo trecho de duplicação nós teríamos uma tarifa de pedágio muito alta. Por isso, mudamos para obra pública, que não terá de ser paga pelos contribuintes, porque eles já pagaram em forma de impostos, o que nós estamos gastando. Isso explica por que em nosso período tivemos um ano de atraso. Nós tentamos primeiro ver se dava para fazer em concessão. Não deu”, justificou a presidente.

IMPORTÂNCIA DE MINAS
Durante seu discurso, Dilma fez questão de ressaltar sua origem mineira por várias vezes. “Considero Minas muito importante para o País, não só porque nasci aqui. O Olavo [Machado Jr., presidente da Fiemg] disse uma coisa muito bonita, que Minas é cercada pelo Brasil. É de fato. Com isso ele quis dizer uma coisa, que é o seguinte: Minas está numa situação estratégica no Brasil. Ao mesmo tempo em que é uma porta para o Sudeste e para o Sul, é também uma porta para o Nordeste. O Brasil só será grande quando todas as regiões crescerem. Sendo Minas cercada pelo Brasil terá uma situação privilegiada, daí a sua importância para o meu governo, não só pelo carinho que tenho pelo estado, mas pela sua importância extraordinária e é isso que explica o nível do investimentos que fazemos aqui”.


O ministro César Borges e representantes do consórcio assinam a Ordem de Serviço

 

A BR-381 em números

O ministro dos Transportes César Borges fez uma breve quantificação dos números que envolvem as obras de duplicação da BR 381. Ele salientou que foi assinada a solenidade de Ordem de Serviço para início imediato de 200 km de obras. A extensão total é de 303 km. Conforme o ministro, as licitações dos lotes restantes estão em pleno andamento. “Mais 2 lotes já têm vencedores e negociamos outros 2, portanto, em breve teremos concluído todo o processo de duplicação da BR 381 de Governador Valadares até BH.

A duplicação é um investimento de R$ 2,5 bilhões. Ao longo do trajeto serão construídos 5 túneis, totalizando 2.400 metros de túneis; 100 obras de arte especiais, sendo 34 pontes e 66 viadutos, além de passagens inferiores; 31 passarelas, 150 paradas de ônibus e 133 km de defensas.

Serão feitas ainda 27 milhões de escavações, o que representa 2 milhões e 700 mil viagens de caminhões.
César Borges lembrou que a 381 é uma estrada que foi projetada para 500 veículos médios diários e hoje está saturada com 18 mil veículos diários.

A BR-381 é uma rodovia que sai de uma altitude de 200 metros de altitude em GV e atinge 1.100 metros em Caetés, nas proximidades de BH.

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