Internacionais

Donald Trump reprime protestos antirracistas em cidades democratas

Moradores de Portland se revoltaram com repressão a atos antirracistas

BRASÍLIA – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que enviará forças para mais cidades norte-americanas, enquanto uma repressão federal a protestos antirracismo no estado do Oregon, com carros e homens não identificados utilizando camuflagem, enfureceu pessoas por todo o país.

Trump, um republicano, citou Nova York, Chicago, Filadélfia, Detroit, Baltimore e Oakland, na Califórnia, como lugares para os quais enviaria agentes federais, indicando que os prefeitos dessas cidades eram “democratas liberais”. A prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, frequentemente critica Trump no Twitter.

TEATRO POLÍTICO

“Enviaremos forças de segurança”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca. “Não podemos deixar isso acontecer com as cidades.”

Líderes locais e estaduais, assim como membros do Congresso, pediram que Trump retire as forças paramilitares do Departamento de Segurança Interna da cidade de Portland, no Oregon, após vídeos mostrarem homens uniformizados não identificados retirando pessoas das ruas e levando-as embora em minivans pretas.

“Não apenas acredito que ele esteja quebrando a lei, como também está colocando em perigo as vidas dos cidadãos de Portland”, afirmou o prefeito da cidade, Ted Wheeler, no Twitter, que anteriormente classificou a presença federal como “teatro político” em ano eleitoral.

AGRESSÕES

Outro vídeo mostra agentes federais batendo e borrifando produtos químicos em um manifestante veterano da Marinha no sábado (18). O homem foi celebrado como um “supersoldado antifascista” nas redes sociais por continuar passivamente de pé enquanto era golpeado.

Na semana passada, forças federais começaram a reprimir protestos em Portland contra a brutalidade policial e o racismo estrutural, utilizando gás lacrimogêneo para defender prédios administrativos federais e levando ativistas presos sem explicação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com