Cultura

Domingo de pescaria e lazer no Parque Ipanema

Créditos: Enio Alves Souza

O aposentado Antônio dos Santos, de 69 anos, viveu um dia de celebridade no Parque Ipanema. O tambaqui pesando 8,5 quilos foi o mais pesado entre os peixes capturados durante a 17ª edição do Pescando no Parque, que aconteceu na manhã o último domingo (20), em Ipatinga. O evento, organizado pela Prefeitura, com apoio da Associação de Pescadores e Amigos do Rio Doce (Aspard), reuniu mais de duas mil pessoas na orla da lagoa do Parque Ipanema e abriu as comemorações do aniversário de 52 anos da cidade, celebrado no próximo dia 29 de abril.

Com um largo sorriso no rosto e esbanjando paciência, o aposentado foi muito requisitado pelos participantes do Pescando no Parque para tirar fotos ao lado do ‘peixão’ e explicar o ‘segredo’ usado na pescaria. “Foi sorte”, comentou Antônio dos Santos. “Vou chamar a família toda para comer esse peixe e mesmo assim acho que vai sobrar”, sorriu o aposentado.

DE VERDADE
A chuva fina do início da manhã de domingo não desanimou o mecânico Wagson Pereira Freitas, de 28 anos, que foi um dos primeiros a chegar no Parque Ipanema para escolher um bom local para a pescaria. No fim, a estratégia deu certo.

O tambaqui de 5,469 quilos, que deu muito trabalho para ser retirado da lagoa, foi o segundo mais pesado do dia. “Usei salsicha como isca. Sempre participei do Pescando no Parque e este ano tive a sorte de pegar um peixe bem grande. Não é história de pescador. Vou tirar fotos para guardar de lembrança”, brincou o rapaz.
O terceiro colocado foi o morador de Coronel Fabriciano, Rodrigo Alves Rossetti, de 24 anos, que capturou um tambaqui pesando 5,230 quilos. O também morador de Coronel Fabriciano, Nilton Carlos da Silva, foi o campeão na categoria “maior quantidade de peixe” por ter levado cerca de 12 quilos de pescado para casa.

LAZER

O Pescando no Parque foi criado pela Prefeitura de Ipatinga nos anos 1990, se tornando uma opção de lazer para a população, que uma vez por ano tem a permissão para pescar na lagoa do Parque Ipanema, reunindo famílias e amigos. Tradicionalmente realizado no domingo de Ramos, os peixes fisgados podem ser levados para casa pelos pescadores.

“O Pescando no Parque é sempre um dia de muita alegria. As pessoas chegam cedo e aproveitam esse belo cartão postal da cidade”, conta a dona de casa Arlete Nogueira, de 40 anos, que brincava com os filhos João Pedro, de 12 anos, e Marcela Nogueira, de 9 anos, enquanto o marido se espremia na beira da lagoa para pescar. “Se conseguirmos levar um peixe para casa será ainda melhor”, sorriu a mulher.


O Pescando no Parque abriu as comemorações do aniversário de 52 anos de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com