Cultura

Documentário reflete sobre qualidade da educação no Brasil

Veja o vídeo na íntegra em: https://youtu.be/MxVcgKLsLsg

(DA REDAÇÃO) – O movimento Todos pela Educação está divulgando um vídeo avaliando a educação brasileira. O Todos Pela Educação, também chamado de Todos, foi fundado no dia 6 de setembro de 2006 no Museu do Ipiranga, em São Paulo, quando também foi divulgada a carta Compromisso Todos Pela Educação. O documento foi elaborado em conjunto com gestores educacionais da União, estados e municípios, estabelecendo metas para a Educação brasileira, a partie do pressuposto de que um país mais justo, saudável, sustentável e feliz para todos, ou mesmo independente, não é possível sem Educação de qualidade.

Com 48,6 milhões de alunos na educação básica, o Brasil está em 65º lugar entre os 73 que participam do teste internacional de educação.

O documentário é aberto com um dado alentador: mostra que atualmente 96,4% das crianças e jovens estão na escola, em 1970 eram só 40%. Entretanto, questiona que o maior problema não é apenas ir à escola. O problema é ir e não aprender: de cada 100 crianças, só metade sabe ler aos 8 ou 9 anos; dos que concluem o ensino fundamental apenas 33% sabem Português e dos que concluem o ensino médio, só 7,3% sabem Matemática.

O vídeo faz uma comparação com os alunos dos países da Organização e Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), que passam em média 7 horas na escola. Os alunos brasileiros passam em média 5 horas por dia, mas o tempo efetivo de aprendizagem é de apenas 1 hora e 44 minutos e o ano letivo é de anos 89 dias de aula. A pouca valorização da carreira do professor é outro tema abordado no vídeo do movimento Todos pela Educação, tanto que 49% dos professores não recomendam a profissão; 74% dos diretores de escola são alocados por indicação política; e em relação à gestão, 72% dos professores não se sentem ouvidos pelas secretarias de educação e para 59% deles as secretarias não estão preocupadas com a aprendizagem dos alunos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com