Cultura

Documentário “Clementina” estreia no streaming

Filme conta a história de Clementina de Jesus, neta de escravos que virou ícone da MPB

O documentário “Clementina”, que está estreando nessa quarta-feira (27) já pode ser assistido nos principais serviços de streaming. O filme conta a marcante história de Clementina de Jesus da Silva, cantora brasileira de samba falecida em 1987. A produção pode ser encontrada nas seguintes plataformas digitais: Looke, iTunes, Google Play e Microsoft Store.

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé.

Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. É considerada por muitos o elo perdido entre a Cultura Brasileira e as raízes Africanas.

Produzido por Mariana Marinho e Marco Abujamra, e dirigido por Ana Rieper, em 2018 o filme participou do 20º festival e do Rio e da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Apesar de sua morte há mais de 30 anos, Clementina de Jesus, sua trajetória e sua música seguem servindo de inspiração até os dias atuais. Como diz Mariana Marinho: “Não tenho dúvidas de que se Clementina estivesse viva, sua voz forte de timbre único iria ecoar nos corações da sociedade e fazer lembrar da nossa história para não repetirmos os mesmos erros.”

FICHA TÉCNICA

Clementina – Documentário (Brasil) – 75 min.

Elenco: Hermínio Bello de Carvalho, Ney Lopes, Nelson Sargento, Alcione, Tantinho da Mangueira, entre outros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com