Cidades

DNIT publica hoje editais para duplicação da BR 381

O governador Antonio Anastasia, junto ao Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio, e os secretários de Transportes e Obras Públicas e o de Gestão Metropolitana, Carlos Melles e Alexandre Silveira

BH – O DNIT publica nesta quinta-feira (28) os editais de licitação dos lotes da obra de duplicação da BR/381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, em substituição aos editais suspensos. Totalizando 303 quilômetros, os lotes serão licitados pelo Regime Diferenciado de Contratações – RDC, na modalidade Contratação Integrada, pelo qual a empresa terá oportunidade de propor soluções ao projeto fornecido pelo DNIT, além de executar as obras. As obras de duplicação da BR-381 trazem um novo modelo de gestão, que inclui a gestão de risco e o seguro performance.

De acordo com o diretor-geral do DNI, Jorge Fraxe, o seguro performance garante a conclusão da obra nos casos em que a empresa apresentar problemas na execução. Ele explicou ainda que as empresas participantes terão oportunidade de fazer engenharia uma vez que o projeto executivo fica sob sua responsabilidade. Por este motivo, acrescenta, os contratos não terão aditivos. Os editais definirão as datas para apresentação das propostas técnicas e de preços.

O deputado federal Alexandre Silveira reafirmou esta semana que confia na realização da obra, considerando que não há mais justificativas para adiar a licitação. Ele destacou que é um dos projetos mais modernos do País, um desafio à engenharia rodoviária nacional que irá atender às demandas, não só relativas à segurança dos mineiros e brasileiros que usam a 381, mas alavancar a economia regional. “Aqui são produzidas commodities como o Aço da Usiminas, o Aço Inox da Aperam, a celulose da Cenibra, o minério de Ferro da Vale, Belgo de Itabira e São Gonçalo de Rio Abaixo, que enfrentam dificuldades no escoamento da produção, deixando de gerar postos de trabalhos importantes para nossa gente”, explica.

Alexandre Silveira destacou ainda que, atualmente, o governo federal dispõe de todas as condições técnicas – já que desde a contratação do projeto, foram sete anos cumprindo todas as etapas – para que as obras sejam iniciadas e que a própria presidenta Dilma Rousseff, durante campanha presidencial afirmou que a duplicação seria realidade em seu governo. “Se o governo federal continuar protelando o início dessa importante obra, consolidará, com certeza, uma grande revolta em todos que conhecem a realidade dessa rodovia. Um novo adiamento aumentaria inda mais a angústia de todos que dependem da duplicação da BR-381”, disse Alexandre Silveira, reforçando que a duplicação da BR-381 é de suma importância para preservação da vida, que vai ampliar as condições de segurança aos usuários, do desenvolvimento social, econômico e cultural de uma das mais importantes regiões do Estado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com