Cidades

Direito Desportivo é tema de palestra

Durante a palestra, foram abordados temas de Direito Desportivo e Estatuto do Torcedor  (Crédito: Mariana Goulart)

 

IPATINGA – Na noite da última quinta-feira (10), a Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa) promoveu o I Congresso de Direito Desportivo de Ipatinga, a fim de dar notoriedade ao assunto na região. A iniciativa foi apresentada à faculdade pela aluna do 7º período, Cíntia Garcia Silva, que tem a intenção de atuar na área de esportes. “Entrei no curso de Direito e sempre quis trabalhar nessa área. Eu tenho preferência pelo futebol, mas o Direito Desportivo engloba todos os outros esportes. Por isso pesquisei sobre o assunto e participei de alguns eventos, depois trouxe a sugestão para a faculdade, que abraçou a ideia”, contou a aluna.
Cíntia participou de um congresso sobre o assunto em Joinville e conheceu Felipe Tobar, procurador da Justiça Desportiva de Futsal na cidade. “Esperava ter mais experiência na área desportiva para pensar em algo maior para trazer para a faculdade. E depois que participei de um seminário com o Felipe, organizei o projeto em Ipatinga”, explicou Cíntia Garcia.

OPORTUNIDADES
Felipe Tobar trabalha há dois anos com o direito desportivo e é autor do projeto de iniciação científica com o tema ‘Novo Estatuto do Torcedor e Suas Implicações na Sociedade’. “Para realizar esse trabalho, eu fui a estádios e fiz um estudo de campo para verificar o direito do torcedor. E assim percebi que na prática muitos são os direitos dos torcedores, mas a maioria é desrespeitada pela falta de conhecimento dos clubes e também pela falta de interesse do poder público”, considerou Felipe.
Para Jésus Nascimento, advogado e diretor da Fadipa, o congresso foi uma nova oportunidade. “As palestras ministradas em torno do Direito Desportivo e também do Estatuto do Torcedor foram importantes. E os nossos alunos e também os advogados da região vão poder perceber que há uma lacuna grande nessa área esportiva. E eles podem fazer com que esse congresso se traduza em uma oportunidade profissional”, destacou.

INCENTIVO
O diretor da Faculdade de Direito de Ipatinga ressaltou ainda uma possibilidade de o curso de Direito ofertar uma disciplina sobre Direito Desportivo. “Em algumas disciplinas, vemos sobre essa área do direito e também através de seminários. Mas podemos criar uma matéria na grade para valorizar o direito desportivo. E também é uma oportunidade para avaliarmos melhor essas questões na cidade”, declarou o advogado.

OUTROS
O técnico da Seleção Brasileira de Futebol categoria sub-20, Ney Franco, participou do congresso e lembrou a importância de divulgar o assunto. “O futebol cresce a cada dia que passa e o assunto abordado no congresso é pertinente não só na parte técnica e tática, que é destaque no Brasil, mas também o marketing esportivo, a medicina desportiva e agora vemos que o direito desportivo ganhou seu lugar”, afirmou o profissional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com