Cidades

Diocese elege família e missão como prioridades

FABRICIANO – A 19ª Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora e Pastoral reuniu mais de 200 pessoas na Casa de Retiros e Oração Recanto das Mangueiras, em Fabriciano, no fim de semana. Os participantes – bispos, presbíteros, religiosos e religiosas, seminaristas e representantes leigos das 49 paróquias da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano – elegeram as prioridades para o próximo Plano de Pastoral da Diocese: Família e Missão.

Foi um final de semana intenso com muitas atividades grupais para diagnosticar a atual realidade pastoral da Diocese.  A Exortação Apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium, e os Documentos 94 e 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram os instrumentos norteadores de todo o processo da assembleia. O assessor externo foi o padre José Adalberto Vanzella, da Diocese de Taubaté/SP. Padre Vanzella destacou a importância das prioridades e os seus objetivos claros para a eficácia da pastoral diocesana.
 
As prioridades eleitas pelos participantes da assembleia para compor o futuro Plano de Pastoral contemplam a necessidade de trabalhar o aspecto familiar, assunto de interesse da Igreja nos últimos anos e, agora, por meio do Sínodo dos Bispos em Roma, ganhou um destaque relevante;  e a missão, mais uma vez aprovada pelos representantes da Diocese, revelou que é preciso dar continuidade ao processo de uma Igreja em permanente estado de missão.

 Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo diocesano, sugeriu que o próximo plano de pastoral valesse para os próximos cinco anos, pois, em 2015, na Assembleia dos Bispos do Brasil, serão definidas as próximas diretrizes. “Esperamos que muitos elementos da Evangelii Gaudium e do próprio Documento 100 sejam aproveitados no aguardado texto da CNBB. Desse modo, quando o novo Plano de Pastoral entrar em vigor estará em profunda harmonia com a Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil”, disse dom Marco.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com