Cidades

Dilma volta à região para inaugurar túnel na BR-381

IPATINGA – Os projetos complementares da duplicação da BR-381 vão incluir novas melhorias no trânsito em Ipatinga. Nesta semana, em audiência em Brasília com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), Tarcísio Gomes de Freitas, a prefeita Cecília Ferramenta conseguiu a garantia de construção de viaduto sobre a BR-381 para garantir mais segurança na região da Estação Ferroviária e acesso aos bairros Ideal e Ferroviários.
Acompanhada da secretária-executiva da PMI, Anna Sylvia Rodrigues e da chefe de gabinete do Deputado Federal Gabriel Guimarães, Juliane Espírito Santo, a prefeita de Ipatinga discutiu com o diretor geral do DNIT a necessidade de intervenções no trecho urbano da rodovia. “Precisamos melhorar a acessibilidade e reduzir o impacto da duplicação da BR-381, que deverá aumentar muito o trânsito, e a construção de viadutos é uma alternativa para evitar que o tráfego pesado comprometa a segurança do trânsito em nossa cidade”, argumentou Cecília Ferramenta.
O diretor geral do DNIT garantiu que uma equipe técnica do órgão iniciará os estudos para as intervenções reivindicadas pela prefeita de Ipatinga, que devem ser incluídas nas obras complementares à duplicação da 381. Técnicos do DNIT já estiveram na cidade avaliando a reivindicação e atestaram a sua necessidade, diante dos impactos previstos com o aumento do fluxo de veículos na rodovia.

PONTE
O encontro em Brasília foi uma continuidade das conversas iniciadas no dia 20 de outubro, quando Tarcísio de Freitas veio a Ipatinga, acompanhando o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e se comprometeu em atender algumas demandas do município e da região. Ele anunciou à Cecília Ferramenta que em janeiro de 2015 será iniciada a recuperação da ponte sobre o rio Piracicaba que liga Coronel Fabriciano e Timóteo, e que está há alguns anos parcialmente interditada por problemas na sua estrutura.
Tarcísio de Freitas reconheceu que a ponte Fabriciano-Timóteo é estratégica para o Vale do Aço, e mais ainda com as obras de duplicação da BR-381. Ele disse que o DNIT já definiu uma “solução de engenharia” e que os serviços serão iniciados em janeiro.

TÚNEIS
Outra notícia importante que o diretor-geral do DNIT deu à prefeita de Ipatinga é a confirmação da presença da presidenta Dilma Roussef na inauguração dos primeiros túneis que integram o projeto de duplicação da BR-381. Em outubro, quando Tarcísio e o ministro Paulo Passos estiveram na região, mais da metade das obras já havia sido realizada.
As obras de duplicação no trecho entre Jaguaraçu e Antônio Dias estão bastante adiantadas, e a previsão é que a abertura dos dois primeiros túneis aconteça no final do ano, com a presença de Dilma Roussef. “Isso mostra, mais uma vez, o compromisso do governo federal com Minas Gerais e com a nossa região. A presidenta esteve em Ipatinga autorizando o início da obra, e tão rápido já estará de volta para comemorar o seu sucesso”, finalizou Cecília Ferramenta após a audiência em Brasília.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com