Nacionais

Dilma lidera com 40%; Marina tem 24% e Aécio Neves 21%

SÃO PAULO – Pela primeira vez, os presidenciáveis Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) aparecem empatados tecnicamente na pesquisa Datafolha. No levantamento divulgado nesta quinta-feira, a ex-senadora tem 24% das intenções de voto e o tucano 21%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Há dois dias, Marina tinha 25% e Aécio 20%.

A presidente Dilma Rousseff (PT) segue na liderança com 40%, mesmo patamar de dois dias atrás. Os demais candidatos somaram 4%. Os eleitores que declararam voto em branco ou nulo permaneceram sendo 5%. Os indecisos também continuaram em 5%.

Na simulação de segundo turno, Dilma venceria Marina e Aécio pelo mesmo placar: 48% contra 41%. Na terça-feira, a vantagem de Dilma em relação a Marina era de oito pontos (49% contra 41%). Com Aécio, a presidente obteve 50% e o tucano 41%.

O levantamento aponta para a realização de um segundo turno, tendência registrada nas pesquisas anteriores.
A pesquisa foi contratada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e pela “TV Globo” e foi registrada no TSE com o número BR-00933/2014. Foram 12.148 entrevistados entre 1 e 2 de setembro.


Datafolha aponta Pimentel como futuro governador de MG
BH –
A dois dias das eleições para o Governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), candidato da Coligação Minas Pra Você, venceria a disputa já no primeiro turno – ou seja, em 5 de outubro.
É o que mostra nova pesquisa do instituto Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e Rede Globo de Televisão e divulgada hoje pela Rede Globo.

Segundo a pesquisa, Pimentel tem 45% das intenções de voto no estado, ante 27% do segundo colocado, o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga. A vantagem de Pimentel para o tucano é de 18 pontos percentuais. Os demais candidatos, juntos, somaram 8%.

Pimentel subiu nove pontos percentuais em relação à última pesquisa, divulgada em 26 de setembro, quando tinha 36% das intenções de voto.

Quando são considerados apenas os votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e indecisos, Fernando Pimentel chega a 57% das intenções de voto, contra 34% de Pimenta da Veiga.
Isso significa que o candidato da coligação Minas Pra Você conquistou a maior parte dos eleitores indecisos.

A intenção de voto em Pimentel é maior do que a de todos os demais candidatos somados – o que daria a ele a vitória no primeiro turno.

O Datafolha, no entanto, também sondou o cenário para um eventual segundo turno. Fernando Pimentel teria, então, 51% das intenções de voto, ante 32% do segundo colocado.

“É uma honra a confiança que os mineiros e as mineiras estão depositando no nosso nome. As pesquisas têm mostrado que as pessoas, em Minas Gerais, preferem uma campanha como a que fizemos: limpa, propositiva, sem baixarias”, disse o candidato.

Pimentel, contudo, afirma que seguirá trabalhando e ouvindo os mineiros até o fim da campanha. Amanhã, ele estará no Sul de Minas. “A pesquisa que vale é a das urnas, no dia 5 de outubro. Até lá, continuaremos levando as nossas propostas, os nossos compromissos aos mineiros”, afirmou.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.474 eleitores em 72 municípios 1º e 2 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 00173/2014.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com