Cultura

Dilma abre exposição de Caravaggio no Planalto

A tela “São Jerônimo”, da Galleria Borghese, é uma das obras que estão em exposição no Palácio do Planalto   
(Crédito: Agência Brasil)



BRASÍLIA
– A exposição com seis telas do artista italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio foi inaugurada ontem (5) na capital federal, após passar por São Paulo e Belo Horizonte. A presidenta Dilma Rousseff abriu a exposição, localizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, e destacou que um palácio de governo deve servir para além da tomada de decisões administrativas.
“Eu queria dizer que para mim é um momento especial porque nós estamos aqui numa obra moderna, original, que é o Palácio do Planalto e, ao mesmo tempo, estamos recebendo seis telas de um dos maiores pintores. É um encantamento poder permitir que milhares de brasilienses, que nasceram aqui ou que visitam esta cidade, tenham acesso à essas seis obras”, disse, em discurso.
A presidenta citou o grande interesse que a exposição despertou nas duas capitais brasileiras por onde passou, com filas de até duas horas de espera em São Paulo. Ela também relacionou o evento a um gesto de amizade entre Brasil e Itália. “Aproxima ainda mais o Brasil da Itália e aproxima de uma forma especial, que é aquela que só a arte consegue fazer entre os povos”, avaliou Dilma.
É a primeira vez que Brasília recebe obras de Caravaggio. Os quadros fazem parte de coleções particulares e de acervos de três importantes museus italianos – Galleria Borghese e Palazzo Barberini, em Roma, e Galleria degli Uffizi, em Florença.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com