Cidades

Destino do PSD em Belo Horizonte será definido pela Justiça Eleitoral

Documentos registrados por Alexandre Silveira formalizando aliança entre o PSD e o PSB podem não ser validados: Kassab destituiu comissão provisória em BH

 

(Da Redação) – A direção nacional do PSD, do prefeito paulistano Gilberto Kassab, destituiu o atual comando do partido em Belo Horizonte, mas a definição sobre o apoio oficial da legenda – se ao PT ou PSB – deve ser definida pela Justiça Eleitoral.
Conforme publicou o Portal Uai, a intervenção na comissão provisória do PSD de Belo Horizonte promovida nesta quinta-feira (5) pela Executiva nacional do partido não acaba com a dúvida sobre a coligação com que a sigla se aliará na capital mineira.
Kassab nomeou uma comissão interventora no PSD-BH – formada pelo presidente do PSD-MG, Paulo Simão, três deputados federais (Walter Tosta, Ademir Camilo e Diego Andrade), e um advogado -, que destituiu a comissão anterior e deu entrada no mesmo dia com outro documento na Justiça Eleitoral.
Apenas a Justiça Eleitoral poderá decidir se o PSD ficará na coligação do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que tenta a reeleição, ou na coligação do ex-ministro Patrus Ananias (PT).
O racha no PSD de Minas ocorreu após o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, acertar com a presidente Dilma Rousseff o apoio de seu partido ao candidato petista.
Enquanto Kassab negociava em Brasília essa posição, 9 dos 15 integrantes da comissão do PSD-BH registraram a ata da convenção, fechando apoio ao candidato do PSB.
Nessa articulação estavam os aliados do senador Aécio Neves (PSDB) em Minas, como o então secretário-geral do PSD no Estado e em BH, Alexandre Silveira – secretário de Gestão Metropolitana do governo Antonio Anastasia (PSDB-MG).
Silveira, do setor do PSD pró-Lacerda, sustenta que a decisão da convenção de 23 de junho foi definitiva porque não deu autorização para que nenhuma Executiva do partido pudesse negociar posteriormente até o dia 5, como é costume em alguns partidos.
Diante de duas situações opostas, caberá à Justiça definir se o PSD ficará com Lacerda ou com Patrus.
O PT rompeu a aliança que tinha com o PSB e o PSDB após Lacerda vetar a presença do PT na chapa de vereadores. O PSDB pressionou para o prefeito não ceder ao PT.
Ao registrarem suas chapas, Lacerda e Patrus incluíram o PSD em suas coligações.
A Justiça Eleitoral informou que não é possível prever quando essa questão estará resolvida. Até 5 de agosto a Justiça tem que dar o aval aos registros de candidaturas.
(As informações são do jornal Estado de Minas)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com