Cidades

Desenvolvimento sustentável é tema da Usiminas na Expo Usipa

IPATINGA – A 28ª Expo Usipa começa nesta quarta-feira (20) em Ipatinga com mais de cento e quarenta expositores. Os estandes reúnem empresas dos mais diversos setores da economia local, estadual e nacional. Um dos principais participantes é a Usiminas, que aborda o tripé negócios, sustentabilidade e arte em seu espaço na principal feira de negócios do Vale do Aço. Os visitantes do evento terão no estande da siderúrgica um espaço para conversar sobre parcerias, conhecer a atuação sustentável da Usiminas e descobrir, em oficinas gratuitas, maneiras criativas de transformar materiais derivados do processo produtivo em arte.

Como uma companhia que entende que, para ser sustentável, é preciso desenvolver um modelo equilibrado de atuação sob os pontos de vista econômico, social e ambiental, a Usiminas irá apresentar, em uma área de 100 m², informações sobre as suas principais iniciativas nas três áreas. Quem visitar o estande irá conhecer desde o desenvolvimento de produtos de conteúdo tecnológico diferenciado até os projetos em saúde, educação e cultura voltados para a comunidade, passando pelo uso consciente e eficiente dos recursos naturais.

ARTE SUSTENTÁVEL
O público também poderá participar de oficinas de arte, ministradas por artistas plásticas da região em parceria com a Ação Educativa, do Instituto Cultural Usiminas. Elas ensinarão os participantes a utilizar o agregado siderúrgico, obtido do processo da transformação do ferro gusa líquido em aço, em trabalhos artesanais. Os cursos terão os pássaros como inspiração, muito presentes no Vale do Aço graças à riqueza de áreas verdes e água limpa.

Na quarta-feira (20), a pedagoga, artesã e contadora de histórias Adriane Lima vai comandar a oficina “Criação de Pássaro Artesanal com Agregado Siderúrgico”, em que o material será reaproveitado, assim como retalhos de tecidos dos uniformes da Usiminas. Na quinta (21), será a vez da oficina “Pintura com Agregado Siderúrgico”, em que a pintora e ilustradora Rosane Dias irá ensinar como utilizar o agregado siderúrgico em pó pigmentado.

Já a designer e ilustradora Fernanda La Noce vai encerrar a programação na sexta (22) com a oficina “Ilustrações com Papel e Aplicação de Agregado Siderúrgico”. A partir da técnica mista, ela irá ensinar como fazer desenhos a lápis e aplicar cola e agregado em pó na ilustração. Serão realizadas quatro oficinas por dia, das 19h às 22h, cada uma com 30 minutos de duração. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio estande da Usiminas. As vagas são limitadas.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, destaca a importância de aliar sustentabilidade e arte no evento. “Esperamos uma grande participação da comunidade nessas oficinas, em que as artistas vão mostrar com criatividade formas de reutilizar materiais usados na produção da Usina de Ipatinga”, afirma a diretora.


Os encontros de negócios são momentos que possibilitam o intercâmbio entre empresas, futuros clientes e fornecedores


Os pássaros são tema da oficina que as artistas plásticas vão ministrar no estande da Usiminas

Plataforma em 4D promete facilitar a vida de gestores
IPATINGA – Diante da retração que o mercado brasileiro enfrenta, as empresas precisam investir em recursos que aperfeiçoem os custos com matéria prima e mão de obra. E foi pensando nessas questões que impactam diretamente o orçamento das instituições que a Bitável Tecnologia e a Eco-Planet promovem nesta terça-feira (19), a palestra “A contribuição do planejamento 4D para o desafio de trabalhar em equipe”.

O evento é gratuito e acontece nas dependências da ExpoUsipa, às 14h, na FIEMG Vale do Aço, Auditório 2, situado na avenida Pedro Linhares, n° 5.431, bairro Horto. Podem participar profissionais de planejamento, engenheiros, arquitetos, administradores, analistas, técnicos, supervisores, encarregados, compradores, gestores, empresas, proprietários de imóveis rurais e urbanos.
De acordo com o palestrante Flávio Tongo no encontro serão abordados os principais benefícios e desafios do cenário brasileiro atual, tendências do planejamento 4D e níveis mais avançados, dimensões para a excelência no trabalho em equipe.

“O planejamento 4D, que é a união do modelo 3D de uma obra com seu respectivo cronograma, visa minimizar falhas no cumprimento de prazos, orçamento, escopo e comunicação durante a execução de um projeto. Em muitos empreendimentos em cidades pelo mundo, como na prefeitura de Londres, será obrigatório o seu uso, a partir de 2018, por possibilitar maior transparência na aplicação dos recursos públicos entre outros benefícios”, explicou Tongo.

PALESTRANTE
Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Flávio Tongo é especialista em tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Além de empresário também é professor efetivo do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com