Cidades

Deputados querem que recursos de ferrovias fiquem em Minas

BH – O deputado Celinho Sintrocel participou juntamente com outros deputados da Comissão Extraordinária Pró Ferrovias de Minas da ALMG de reunião com o subsecretário de regulação de transportes do Estado, Diogo Oscar Borges Prosdocimi, para discutir o projeto de antecipação de concessão de ferrovias em quase 10 anos,  que está em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Celinho do Sintrocel e parlamentares durante encontro na Setop

Os deputados apresentaram as preocupações que rondam o projeto e informaram sobre a atuação da Comissão Parlamentar que através de pressão política, conseguiu tirar da pauta de reuniões da ANTT na última terça-feira (26/03) a análise do relatório sobre a renovação das concessões.

RECUPERAÇÃO DA EFVM

Celinho destaca que não há conhecimento sobre o teor do relatório, mas existe uma proposta que os deputados de Minas condenam que é a aplicação de recursos da renovação com a empresa Vale para a operação da Estrada de Ferro Vitória Minas até 2057, em outros empreendimentos ferroviários no país, como a Estrada Norte Sul, o ferroanel de São Paulo e a Estrada da Mina de Carajás.  “São bilhões em recursos que poderão deixar de ser aplicados no modal ferroviário de Minas Gerais”, salienta Celinho.

O deputado esclarece ainda que existem projetos prioritários no Estado como o ferroanel da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ativação de linhas abandonadas pela Vale e que lhe valeu a aplicação de mais de R$ 700 milhões em multas, que nem foram pagas.  “Além disso, queremos incluir projetos importantes para o Vale do Aço como a implantação de um terminal de cargas, a liberação de transporte de outras cargas pela EFVM, a construção da passagem sobre a rodovia no Aeroporto Regional e também o aumento de horários para o trem de passageiros da Vale”, acrescenta Celinho.

Os deputados da Comissão Pró Ferrovias solicitaram apoio político da Secretaria de Transportes do Estado para que Minas possa ser prestigiado dentro desse processo de renovação das concessões das ferrovias.  Diogo Prosdocimi acenou positivamente para este apoio, e anunciou que a Secretaria já está preparando requerimento à ANTT para ter acesso ao conteúdo do relatório.

AEROPORTO E MG 760

Na oportunidade, o deputado Celinho solicitou ao subsecretário  a possibilidade de antecipação da vistoria das obras de recuperação da pista de pouso e decolagem do aeroporto regional do Vale do Aço junto à Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) a liberação da interdição do aeródromo, para que possa voltar a receber voos. Esta mesma solicitação foi feita à direção da SOCICAM, administradora do aeroporto.  Diogo Prosdocimi informou que já está providenciando o pedido.

Em relação à MG 760, o subsecretário informou que existe a preocupação com a retomada desta obra na Secretaria de Transportes e que uma reunião com o Secretário Marco Aurélio Barcelos está marcada para o próximo dia 4 de abril, quando será analisado o processo da MG 760. Celinho informou ao subsecretário que irá realizar audiência pública para debater o assunto no Vale do Aço, no dia 23 de abril em Timóteo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com