Nacionais

Deputados começam a votar a reforma política

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

BRASÍLIA – O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 402 votos a 21 e 2 abstenções, a emenda do PMDB à PEC da reforma política (182/07) que instituía o sistema eleitoral de listas fechadas, no qual o eleitor vota em lista predeterminada por cada partido.

Em 2007, a Câmara já havia rejeitado proposta semelhante quando da votação do Projeto de Lei 1210/07. Na época, o relatório do então deputado e hoje senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) previa uma lista preordenada fechada. Ela foi rejeitada por 252 votos a 181 e 3 abstenções.

PEC
Os deputados iniciaram ontem a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 182/2007, que trata da reforma política e do sistema eleitoral brasileiro. A ela foram apensadas todas as 154 PECs que tratam de reforma política em tramitação na Câmara. As mais antigas foram apresentadas em 1994. As mais novas foram protocoladas este ano. O parecer do relator da proposta, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi baseado nessas 155 propostas.

A votação do parecer apresentado por Rodrigo Maia será, conforme acordo das lideranças partidárias, artigo por artigo. O primeiro artigo a ser apreciado é o número 1, que trata do sistema eleitoral. Maia propôs no seu parecer que seja aprovado o chamado distritão para as eleições de vereadores, deputados estaduais e deputados federais. Pelo sistema atual, os candidatos são eleitos pelo sistema proporcional. O distritão é um sistema em que serão eleitos os postulantes mais votados na circunscrição eleitoral, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com