Nacionais

Deputado bombadão prova do próprio veneno

Sem cuidado com aquilo que deseja, deputado preso por defender ditadura e AI-5 deveria continuar na cadeia e perder o mandato

Eleito democraticamente pelo voto do povo carioca, o deputado bombadão, com todo traquejo de miliciano estúpido, é useiro e vezeiro em evocar a volta da ditadura militar, desrespeitar o Estado Democrático e de Direito e suas instituições, inclusive aquela da qual faz parte, em nome do atraso e das trevas que ele representa. Deve não só ser mantido preso, como também perder o mandato, já que não tem nenhum cuidado com aquilo que deseja. E a medida é também uma forma de conter o extremismo de direita, antes que ele avance para o golpismo. Nem é preciso citar o exemplo do Capitólio, porque, antes disso, os 300 do Brasil – eram bem menos, como se viu depois da prisão de Sara Winter – acamparam armados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, manifestando suas intenções golpistas e seu “apreço” pela democracia. Conforme o jornal “O Globo”, na polícia do Rio, onde serviu, a ficha corrida do deputado inclui atestados falsos, prisões e repreensões, certamente. não pelos bons serviços prestados à civilização.

Sob todos os aspectos e, principalmente, pelo teor do vídeo divulgado pelo deputado bombadão sobre os ministros do STF, corroborado pelo confronto sobre o uso da máscara na sede do IML da PF, é evidente que ele faz provocações para sair na foto, aparecer em cadeia nacional para seus eleitores e tentar ampliar seu colégio eleitoral. Mas também tem a intenção de despedaçar a democracia. Exceto isso, sua retórica não tem nenhum propósito senão agredir, não propõe nada, não dialoga com ninguém, enfim, é de uma estupidez miliciana peculiar. É o discurso típico do bombadão de academia, alienado, que defende armas, é contra negros, índios, gays. É machista, misógino, terraplanista e teórico de conspirações negacionistas que não ensejam muito raciocínio.

Não tivesse que ser tirado de cena para não espalhar estupidez, o miliciano deputado que teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Morais e referendada pelos demais ministros do STF, deveria ser “cancelado” pelo risco que representa para o próprio parlamento. Sabemos todos que a composição das Casas legislativas no Brasil não é das melhores. Se é verdade que reflete a sociedade que a elegeu, não é menos verdade que é o reflexo de sua pior parte. E para não piorar a imagem pública de Câmara e Senado, nada melhor que uma depuração de tipos como o ex-soldado bombadão que virou deputado por obra e graça da democracia que abençoa o povo carioca.

Desde que arrancou uma placa da “Rua Marielle Franco” das mãos de um ativista e a quebrou durante um ato público, usando da violência física que demonstra seus métodos fascistas, o deputado vem precisando de reprimenda mais severa. Contudo, sob a proteção da imunidade parlamentar vem fazendo e falando o que bem entende, sem levar em conta o mínimo de educação, de decoro, de respeito, de inteligência política que deve pautar a ação parlamentar. E não vamos exigir mais do moço.

Portanto, antes que a impunidade vire regra, cadeia e perda de mandato já para o deputado de muito músculo e pouco cérebro.

(*) Fernando Benedito Jr. é editor do “Diário Popular”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com