Cidades

Depósito de pneus velhos está ‘zerado’ no Ecoponto de Ipatinga

No Ecoponto os materiais podem ser deixados por donos de borracharias, concessionárias, empresas do ramo de veículos e também pessoas físicas    (Créditos: Secom/PMI)

IPATINGA
– Esta semana, a Prefeitura Municipal praticamente “zerou” o estoque de pneus velhos acumulados no Ecoponto que funciona no pátio da antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre. Com isso, o município vem fazendo a sua parte para garantir a destinação correta dos materiais inservíveis para a reciclagem e, também, está contribuindo para a eliminação de milhares de focos potenciais de doenças, como dengue, chikungunya e zika vírus, que poderiam estar espalhados pela cidade.

RECICLAGEM

Em Ipatinga, o recolhimento de pneus para reciclagem é feito no Ecoponto, onde os materiais podem ser deixados por donos de borracharias, concessionárias e empresas do ramo de veículos, e também pessoas físicas. No pátio da unidade é feito o armazenamento dos inservíveis. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) se encarregam de organizar o depósito, enquanto agentes da Seção de Controle de Zoonoses fazem a aplicação de tratamento químico com larvicida para evitar a formação de focos de doenças.

Nos últimos três anos, a Prefeitura já eliminou quase 400 toneladas de pneus, que deixaram de ser descartados irregularmente em vias públicas e áreas verdes da cidade. Mesmo assim, ainda há registros de ocorrências de inservíveis descartados em ruas e lotes vagos. Quando depositados em locais inadequados, esses objetos podem acumular água e virar ameaças à saúde pública, além de causar danos ao meio ambiente.

SERVIÇO
A Prefeitura mantém o programa de recebimento de pneus no Ecoponto de segunda a sexta-feira, de 7h às 12h. Periodicamente, toda vez que se acumula uma grande quantidade de pneus descartados, o material é destinado a uma empresa especializada em reciclagem, localizada em Matozinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O serviço é conveniado pelo município, em conformidade com a Resolução 416/2009 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que trata sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com