Cidades

Depois de 15 anos, Plano de Manejo da APA Serra de Timóteo sai do papel

Divulgação ocorreu durante encontro com representantes da Copasa, Prefeitura, Câmara, Codema e Departamento de Meio Ambiente

TIMÓTEO – Uma reunião realizada na sala de reuniões do gabinete da Prefeitura de Timóteo marcou a apresentação do nome da empresa que estará responsável pela elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Timóteo.

A contratação da empresa foi feita pela Copasa como medida compensatória às obras de esgotamento sanitário. O Plano de Manejo é um “documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas para o uso e ocupação do solo”.

Além do prefeito Douglas Willkys e do vice José Vespasiano Cassemiro, Professor Vespa; participaram da reunião o superintendente operacional da Copasa do  Vale do Aço, Albino Campos, de técnicos da companhia, de representantes do departamento de meio ambiente da PMT; Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema); e dos vereadores Alexandre Maria, Fábio Campos Binha, Geraldo Gualberto, Luiz Perdigão, Raimundo Nonato e Pastora Sônia Andrade.

Quatro empresas participaram da licitação e a Detzel Consultores foi a vencedora com a proposta de R$ 364.962,46. O prazo para a execução do estudo é de 15 meses e todas as etapas do serviço serão acompanhadas por uma equipe de supervisão integrada por servidores do setor de Meio Ambiente, Codema.

O prefeito Douglas Willkys informou que desde que assumiu o mandato em junho de 2018 cobrou o encaminhamento do plano que vai possibilitar, na sua avaliação, a retomada do desenvolvimento do município de Timóteo. “Um das metas da nossa gestão é a assinatura da ordem de serviço para a elaboração do plano de Manejo da APA Serra de Timóteo. O nosso próximo desafio é o Plano Diretor, pois a partir daí o município estará plenamente habilitado para retomar o desenvolvimento, atraindo investimentos para loteamentos e expansão urbana de forma organizada”, ponderou Douglas.

A APA Serra de Timóteo, criada em 2003 pela lei 3.430 e alterada em julho de 2015, possuía originalmente uma extensão de aproximadamente 44 quilômetros quadrados (que posteriormente foi reduzida para 31 quilômetros quadrados) abrangendo as regionais Leste, Sul, Sudoeste, Norte, Sudeste e Nordeste.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com