Policia

Delegados paralisam atividades em Ipatinga

(Fotos: André Almeida)

 

IPATINGA – Seguindo um movimento da Polícia Civil de Minas Gerais, os delegados de Ipatinga anunciaram nesta quarta-feira (23) a paralisação pontual dos serviços prestados por eles na Delegacia Regional da cidade. A primeira das três paradas agendada aconteceu ainda ontem e durou quatro horas.

Grande parte dos delegados se reuniu ontem à tarde na sede da Delegacia Regional, no Centro de Ipatinga, e espalhou avisos nas dependências do prédio público informando sobre o movimento. Os titulares também conversaram com os jornalistas sobre a greve. De acordo com o delegado Alexandro Silveira Caetano, o movimento grevista tem por objetivo equiparar os vencimentos dos delegados mineiros aos dos Defensores Públicos do Estado, hoje na casa dos R$ 20 mil.

EVASÃO
Segundo o delegado, atualmente, o salário bruto inicial de um delegado da PC mineira é de R$ 7 mil. “Somos a carreira jurídica reconhecida por lei no Estado que tem os mais baixos vencimentos”, explicou.

Segundo cartilha distribuída pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Minas Gerais, o titular deverá permanecer em sua unidade no momento das paralisações para orientar a população sobre o movimento, as reivindicações e sobre o papel do profissional.

ADESÃO

Em Ipatinga, os 12 delegados aderiram ao movimento e a tendência foi seguida por titulares de delegacias de outros municípios da região. “Temos uma adesão quase total na região”, afirmou o delegado Alexandro.

De acordo com o calendário de paralisações divulgado pelo Sindepominas, outras paralisações estão previstas para o próximo dia 30, das 10h às 18h, e também em 7 de maio, das 8h às 20h. A decisão pela greve foi tomada em assembleia geral da categoria, no início do mês. Também no dia 7 de maio, os policiais se reúnem novamente para Assembleia, para decidir os rumos das reivindicações da classe.

SEM ATENDIMENTO

Durante as paralisações não será feito nenhum tipo de atendimento ligado a delegado. Em Ipatinga, os presos durante o período das paradas serão mantidos detidos em um pátio anexo ao prédio da delegacia até a chegada de um delegado responsável para realizar o encaminhamento para a unidade prisional.

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que está aberta ao diálogo com os delegados. No texto, a corporação afirmou também que o funcionamento das delegacias não será alterado em função da greve, já que outros profissionais vão trabalhar normalmente.


Em Ipatinga, detidos durante a paralisação serão levados para estacionamento da delegacia

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com