Policia

Defesa Civil faz ações preventivas por causa das chuvas em Ipatinga

Durante todo o ano, técnicos da Defesa Civil realizam vistorias programadas em diversos pontos identificados como áreas de riscos na cidade

IPATINGA – Nas últimas 96 horas, com pequenos intervalos entre segunda-feira (14/11) e a madrugada desta quarta-feira (16/11), a Defesa Civil de Ipatinga registrou uma precipitação de 115 milímetros de chuvas, nos pluviômetros instalados em locais estratégicos do município. A região com maior volume foi Limoeiro e Barra Alegre e pelo menos 15 pedidos de vistorias foram atendidos também no Bethânia, Vila Celeste, Jardim Panorama, Canaã e Esperança.

No Limoeiro, o pluviômetro chegou a medir 127 milímetros de chuvas. Apesar da intensidade das últimas precipitações, o acumulado do mês está abaixo da média histórica de 135 milímetros prevista para novembro. Os dados podem ser conferidos diretamente no site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden – www.cemaden.gov.br).

Durante o ano inteiro, e especialmente nos períodos chuvosos, os técnicos da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança e Conivência Cidadã, realizam vistorias programadas em diversos pontos identificados como áreas de riscos na cidade. As ações fazem parte do Plano Municipal de Redução de Riscos, criado pela Administração em Ipatinga seguindo orientações articuladas com o Ministério das Cidades e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, e implantado a partir de 2014.

Em Ipatinga, a exemplo de outros anos, a principal preocupação é com as ocorrências de deslizamentos e desmoronamentos de encostas. A situação se agrava pelo corte irregular de terrenos e o encharcamento do solo durante o período chuvoso, ocasionando enormes transtornos e danos à comunidade. As visitas continuaram a ser feitas nesta quarta-feira, numa região do Iguaçu, e prosseguem por toda a cidade, diante da previsão de mais chuvas para os próximos dias. Os telefones de contato da Defesa Civil de Ipatinga são (31) 3829-8414 e também 199.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com