Cidades

Defesa Civil de Ipatinga passará a atender junto aos Bombeiros

IPATINGA – A Defesa Civil de Ipatinga, órgão ligado à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), está atenta às condições climáticas neste momento de mudança de estação. O verão termina nesta quarta-feira (20), às 18h58, quando se inicia o outono, e as chuvas mais fortes deverão dar uma trégua. Contudo, na madrugada desta terça-feira (19) uma nova tempestade, mesclada com muitos raios e trovões, irrompeu sobre a cidade. E o maior volume de água foi verificado no bairro Limoeiro, onde se registrou um acumulado de nada menos que 54 milímetros.

Segundo Amador Francisco da Silva Neto, secretário da Sescon, a cidade não sofreu com inundações e alagamentos mais sérios graças ao trabalho preventivo que vem sendo feito periodicamente, com limpezas em bocas de lobo, galerias e pontes em toda bacia do ribeirão Ipanema.

“Apenas nos últimos dias foram retiradas mais de 80 toneladas de lixo e entulhos em toda a cidade, sendo desobstruídos vários pontos críticos e assim facilitando o escoamento das águas das chuvas. Por esse motivo não aconteceu nenhuma catástrofe no município, apesar da intensidade dos temporais”, enfatizou.

CONTROLE PLUVIOMÉTRICO

Para um monitoramento eficaz das condições climáticas, a Defesa Civil dispõe de quatro pluviômetros instalados em locais estratégicos. Eles estão nos bairros Canaã, Bom Jardim, Limoeiro e Bom Retiro, medindo regularmente as precipitações em polos da cidade.

Amador Francisco adianta que, para reforçar ainda mais a estrutura de prevenção no município, em breve será instalado mais um equipamento do gênero na sede do 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, no centro da cidade.

“Estamos fazendo também uma mudança da central de atendimentos da Defesa Civil, que em breve estará instalada na sede do quartel de Bombeiros, o que irá deixar ainda mais rápidas e eficientes as respostas às chamadas de emergência”, salientou o titular da Sescon.

Para atender a eventuais emergências, o cidadão deverá ligar para o número 199, que cairá junto aos Bombeiros, ou se preferir poderá usar o tradicional telefone da corporação, o 193.

Enquanto o serviço passa por esse processo de mudança, o munícipe poderá fazer contato também pelo telefone 3829-8775 ou o recorrer ao 193 dos Bombeiros.

DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

As previsões meteorológicas dão conta de que o outono começa com chuvas moderadas no município, que poderão ocorrer até o fim desta semana.

Como a cidade tem muitas incidências de raios, a exemplo de grande parte do país, Amador Francisco orienta a população sobre como se prevenir: “O correto é buscar um abrigo seguro e jamais se esconder em áreas descampadas, não sendo recomendado também ficar embaixo de árvores e redes elétricas. A Prefeitura de Ipatinga mantém uma parceria com a Cemig, que vem realizando um trabalho de panfletagem orientando a todos sobre o perigo das descargas atmosféricas e como se prevenir”, concluiu o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Amador Francisco da Silva Neto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com