Policia

Date é sentenciado a quatro anos de prisão

(Crédito: Arquivo DP)

Ipatinga – Gilberto Teotônio da Silva Santana, o Date, de 33 anos, foi condenado a quatro anos e seis meses em regime semiaberto, nessa terça-feira (23) e já está recolhido no Ceresp de Ipatinga. Ele respondeu ao julgamento pelo assassinato de Ronieri Clayton Domingos de Oliveira, morto a tiros em agosto de 2005, no bairro Bom Jardim.

A sessão do júri teve início às 9:00h e foi presidida pelo juiz José Maria Moraes Patarro, da 1° Vara Criminal. Gilberto foi defendido pelo defensor público Alexandre Heliodoro dos Santos e o MP esteve representado pelo promotor de Justiça Bruno Medeiros Giardini.

Segundo consta na denúncia oferecida pelo Ministério Público, o crime ocorreu devido a um desentendimento entre Gilberto e Ronieri por causa da ex-namorada da vítima. Na oportunidade, Ronieri estava em uma festa na rua Samambaia, quando foi surpreendido pelo autor. Gilberto efetuou disparos em direção à vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Durante a sentença de pronúncia, o juiz pediu que fosse retirada a qualificadora envolvendo o episódio da ex-namorada. Ontem, durante o julgamento, o promotor Bruno Giardini pediu que fosse retirada a qualificadora surpresa. Date foi julgado e condenado por homicídio simples, com a pena de quatro anos e seis meses em regime semiaberto. Porém, ele permanece preso devido a outros crimes.

Em setembro deste ano, o delegado de homicídios, Eduardo Vinícius Carvalho, apresentou Date como autor de duas tentativas de homicídios ocorridas no ano de 2009. O delegado explica que os crimes ocorreram em 2009 e que, pela proximidade das datas, os inquéritos caminharam praticamente juntos. O Ministério Público optou pela prisão preventiva do acusado, que estava morando no Espírito Santo.

O delegado relata que em agosto de 2009 Date teria tentado matar a esposa. Segundo consta no inquérito, o crime ocorreu no bairro Bom Jardim, quando o acusado e a vítima, Maiara Marcelino, voltavam de uma festa e se desentenderam.

Durante a discussão Date teria sacado o revólver e efetuado os disparos em direção à sua companheira. A vítima foi encaminhada ao hospital, com ferimentos de raspão na região do braço e na boca.
Três meses depois, também no bairro Bom Jardim, Date cometeu outra tentativa. Desta vez a vítima foi Thiago Silva Nunes e a motivação seria o tráfico de drogas.

De acordo com o inquérito, Date estava de moto e ao ver Thiago caminhando pelas ruas, abriu fogo contra ele. O homem foi atingido, mas conseguiu se esconder em uma casa vizinha. Um dia depois, a polícia encontrou Date em uma casa com uma arma de fogo de numeração raspada. O mesmo revólver teria sido utilizado por ele para tentar contra a vida de Thiago.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com