Cultura

Curso de Formação para professores na programação do Instituto Usiminas

IPATINGA – Referência em arte e educação no Vale do Aço, em Minas Gerais, o Instituto Usiminas agora leva seu Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores para todo o Brasil. Por meio de um encontro virtual, o Instituto apresenta, nesta quinta-feira (24), o curso “Educação em Projetos Integrados: uma jornada pelas histórias do aço”, com a atriz e contadora de histórias Raquel Vieira.

Raquel Vieira trabalhará com os professores participantes a construção de um projeto integrado, explorando estratégias de storytelling (storytelling é uma técnica de narrativa baseada na contação de histórias para a transmissão de mensagens a um público determinado. é muito utilizada pelo marketing, sendo possível adaptar para diversos fins) – para a realização de propostas de Educação Patrimonial. O curso é composto por dois módulos, sendo o segundo encontro no dia 1º/10. O Programa de Formação de Professores e Arte-educadores integra a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que tem patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As inscrições são gratuitas pelo e-mail: acaoeducativa@usiminas.com

O primeiro curso do Programa de Formação, em novo formato, foi ministrado pela pesquisadora, educadora e curadora Valquíria Prates (SP), com a temática “O que pode ser uma aula: o uso de tecnologias para encontros presenciais e à Distância”. Os encontros foram realizados nos dia 27 de agosto e 10 de setembro, com uma carga horária total de seis horas.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

Nesta terça-feira (22), às 19h, o Conversa Conectada do Instituto Usiminas traz como convidada Simone Martinho Soares, a coordenadora do projeto “Correr, manipular e equilibrar: desenvolvendo habilidades em autistas por meio de um programa transdisciplinar”, realizado pela Apae de Ipatinga com o patrocínio da Usiminas. Simone vai falar sobre a iniciativa que propõe atividades práticas para 50 alunos e formação para professores da instituição. O bate-papo pode ser acompanhando pelo Instagram do Instituto Usiminas.

O Em Casa com o Instituto Usiminas desta quarta-feira (23/09) vai exibir o Teatro de Bonecos “Histórias de Quixote”, com o Grupo Oriundo (MG). O vídeo mostra a história de Quixote que, em meio a uma pandemia, se vê obrigado a fechar sua escola. A partir daí ele lança mão da sua maior arma a fim de combater esse mal que desafia a humanidade e seus alunos.

 Na sexta-feira (25/09), será a vez da oficina Arte em Família “Sombra de Mãos”, com a Cia. Articularte (SP), ocupar o feed do Instagram do Instituto Usiminas.  A bonequeira Surley Valério vai ensinar, por meio do Teatro de Sombras, como mexer as mãos e os dedos para criar animais divertidos de um jeito bem fácil. O programa Em Casa com o Instituto Usiminas é exibido toda quarta e sexta-feira pelo Instagram e pelo Facebook (@institutousiminas). Toda a programação virtual tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com