Cidades

Curso de Educação de Jovens e Adultos tem 1800 estudantes

As aulas do EJA acontecem no período noturno    (Crédito: José Barbosa ACS/PMI)

 

IPATINGA – As expectativas da Prefeitura de Ipatinga se superaram quanto ao número de alunos inscritos no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo são quase dois mil alunos divididos em oito escolas municipais. Em 2011, o Programa fechou o ano com 800 alunos. O programa atende adolescente acima de 15 anos. Em Ipatinga, a aluna mais idosa tem 83 anos.
“Esperávamos cerca de mil alunos e, graças ao empenho de todos os nossos profissionais, chegamos a 1800 alunos. Ficamos muito felizes, pois sabemos da importância deste programa na vida das pessoas. Principalmente daquelas que não sabem ler e nem escrever”, avalia o secretário de Educação, Maurício Mayrink.

ESCOLAS
O curso conta com alunos de diversas idades. Em Ipatinga, a EJA funciona na Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves (Iguaçu), E. M. Artur Bernardes (Canaã), E. M. João Reis (Limoeiro), E. M. Levindo Mariano (Bom Jardim), E. M. Márcio Andrade Guerra (Veneza), E. M. Zélia Duarte Passos (Bethânia), E. M. Professora Maria da Conceição Pena Rocha (Esperança), e E. M. João Amparo Damasceno (Vila Celeste).
“A EJA é responsável pelo aumento do índice de alfabetismo na cidade. Temos investido em programas que dão a oportunidade de alfabetização para estudantes de todas as idades. O nosso desafio é fazer com que estes alunos não deixem a sala de aula antes do término do ano letivo”, explica Maurício.

AGILIDADE
A diretora do Departamento Pedagógico, Geralda Dilene, esclarece que a EJA é uma modalidade da Educação Básica, destinada aos alunos que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é proporcionar o acesso, permanência e o sucesso dos educandos na escola. “O regime semestral auxilia jovens e adultos a retornar aos estudos e a concluí-los com qualidade e agilidade, já que é possível terminar todo Ensino Fundamental em cinco anos”, lembra Geralda.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com