Cultura

Cultura japonesa no Teatro Zélia Olguin

(Crédito: Divulgação)

 

IPATINGA – O Projeto Cultura Japonesa no Vale do Aço – Oficinas e Mostra de Gastronomia, em sua 8ª edição, promove a partir deste neste sábado uma exposição com trabalhos de ikebana, origami, cerâmica japonesa-raku e culinária japonesa. Este ano, apresenta também uma novidade, a pintura sumi-ê  conhecida como “aquarela japonesa”, feita com pincéis apropriados e tinta nanquim. A mostra será montada no Teatro Zélia Olguin, no Cariru, com entrada franca no sábado, dia 22, de 9:00h às 17:00h.

O diferencial da aquarela japonesa para a aquarela ocidental é que as formas e até mesmo os efeitos de luz e sombra são conseguidos através de pinceladas únicas sobre o papel. Muito apreciada no Brasil, trata-se de uma técnica simples com um retorno imediato até mesmo para aqueles que dizem ter dificuldades em desenhar ou pintar.

O Cultura Japonesa conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem o apoio do Centro Cultural Internacional Tikufukai e do Instituto Cultural Usiminas – Usicultura. A realização é de Yoshiko Inoue Honda e as oficinas de ikebana e origami têm como coordenadora Kikuko Inoue. O coordenador de culinária é Kenji Inoue e o professor de ikebana, Wilian Caldas Trevizani. O grupo completa-se com a professora de origami, Jaísa Rodrigues, o professor de culinária japonesa, João Satoru Honda, e o professor de raku e sumi-ê, Sebastião Pimenta. A produção é de Shirley Maclane.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com