Cidades

Cultura é prioridade para Eduardo e Eloíza

Eduardo Figueredo e Heloisa visitaram os moradores do Mutirão 1º de Maio, no Bom Jardim

IPATINGA – Em conversa com os moradores do Mutirão 1º de Maio, no bairro Bom Jardim, Eduardo e Eloíza, candidatos a prefeito e vice pela Frente “Ipatinga quer Mudança 40”, anunciaram que pretendem retomar a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, criada com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor cultural na cidade e a democratização do acesso à cultura, mas que nos últimos anos foi deixada de lado. “A Lei existe para contemplar vários setores da cultura, tais como música, dança, teatro, festivais, literatura, fotografia, artes cênicas, artes plásticas, biblioteca e seminários, mas o que se viu nos últimos governos foi um desrespeito aos atores, artistas, autores e profissionais da área, órfãos de uma política pública que perdeu o sentido, a continuidade e os investimentos”, afirmou o professor e advogado Eduardo.

RODA VIVA
Eduardo e Eloíza foram questionados pelo soldador Roberto Ferreira de Jesus sobre a volta do tradicional Festival de Música Roda Viva, realizado a partir de 1983 por jovens ativistas culturais dos bairros Bom Jardim e Esperança com o objetivo de mostrar a capacidade de realização dos moradores de um dos locais de periferia mais discriminados daquela localidade. O projeto foi interrompido sem que ao menos tivesse uma justificativa, conforme o morador. “O Roda Viva acabou em 2005 porque alegaram, na época, que não era possível fazer a segurança do local. Foi uma desculpa esfarrapada que acabou com o sonho de uma geração de cantores e artistas. Hoje se a gente quer festa e cultura tem que juntar a força dos vizinhos”, declarou o soldador.

RESGATE
“No nosso governo vamos recuperar e entregar à população os espaços culturais que estão subaproveitados em Ipatinga. A cultura, por exemplo, será muito valorizada, já que o incentivo nesta área passa pelo programa Escola de Tempo Integral. A criança e adolescente irão para a escola cedo. Na hora do almoço receberão uma refeição reforçada dentro do próprio estabelecimento de ensino. À tarde, eles terão a oportunidade de escolher se querem praticar esporte ou artes cênicas. Esse compromisso eu assumo com povo de Ipatinga. Vamos administrar a cidade com os olhos de quem precisa dela”, revelou Eduardo, que pretende manter as escolas e os espaços públicos abertos nos finais de semana para que sejam utilizados da melhor maneira possível pelos moradores e lideranças comunitárias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com