Cidades

Cultivo do Palmito Pupunha movimenta a economia rural

O agricultor Evaldo Lopes já comercializa na região o Palmito Pupunha, plantado na propriedade da família

IPATINGA –
Estrela principal do Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet, que começa neste domingo (23), o Palmito Pupunha é alternativa de renda para produtores e agricultores familiares do Colar Metropolitano do Vale do Aço. Desde 2013, o cultivo da espécie passou a integrar o elenco de propostas da Prefeitura de Ipatinga para promover e alavancar a produção na zona rural, por meio do projeto “Ipatinga Mais Rural”, estimulando a diversificação da economia do município. Atualmente, 30 proprietários rurais fazem parte da cadeia produtiva do palmito, num projeto que conta com a assistência técnica do Sebrae, Emater-MG e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

“O cultivo de pupunha é um negócio que só tem a crescer e atrair um número maior de produtores”, conta o agricultor Evaldo Lopes, de 62 anos, que mantém o plantio do palmito pupunha na propriedade da família, no Córrego dos Antunes, na zona rural de Caratinga. No terreno foram plantados oito mil pés da palmeira, e este ano parte da plantação atingiu o ponto de corte. “Já comercializei cerca de 500 quilos do produto. As pessoas estão descobrindo que o palmito in-natura é mais barato e muito saboroso”, observa Evaldo, que já planeja comprar um novo terreno para expandir o cultivo da planta.

INTERESSE

No ano passado, os produtores de Palmito Pupunha se uniram e criaram a Cooperativa de Agricultores, Produtores e Exportadores do Leste de Minas Gerais (Coopleste). A entidade tem o objetivo de potencializar as vendas do produto na região. “A cadeia produtiva vem se organizado e se estruturando, para conseguir se tornar fornecedora de pupunha para mercados diferentes. Esse mercado, cada vez mais, vem despertando o interesse dos produtores rurais”, avalia Amarildo José de Assis, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga.

Em 2013, logo no princípio do projeto “Ipatinga Mais Rural”, a Administração Municipal intermediou, junto à Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca, de Rondônia, a aquisição de 510 quilos de sementes de Palmito Pupunha. Todo o carregamento foi cultivado no Viveiro Municipal, antes das mudas serem repassadas aos produtores cadastrados no projeto. Uma parte da produção originada dessa iniciativa estará no cardápio oferecido ao público durante as etapas da Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet.

Conheça a pupunha

A pupunheira (Bactris gasipaes Kunth) é nativa da América Latina. No Brasil, é cultivada principalmente em São Paulo, mas pode ser encontrada também em outros estados, com destaque para Espírito Santo, Rondônia, Pará e Bahia. Existe uma grande variedade de espécies e tipos, mas a sem espinhos é a preferida pelos produtores. Em relação ao palmito comum (juçara ou açaí), o pupunha é mais doce e mais amarelado, mas igualmente macio.
O cultivo do Palmito Pupunha tem vantagens em relação ao do palmito tradicional. A exemplo da bananeira, a palmeira pupunha rebrota, o que permite o corte continuado para a produção de palmito. Mais rústica, pode ser cultivada a pleno sol. O tempo de colheita também é mais curto: de 18 a 24 meses a partir do plantio.

Festival gastronômico revela sabores especiais do palmito

Pouco mais de dois anos após a formatação da cadeia produtiva dentro do “Ipatinga Mais Rural”, o palmito pupunha é o ingrediente principal e obrigatório em todas as receitas produzidas pelos oito chefs de cozinha durante o Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet. O evento começa neste domingo (23), a partir das 11h, na tradicional Feira de Artes e Artesanato de Ipatinga (Feirarte), no estacionamento da Prefeitura, com show da banda Pedra do Sol.

Durante a programação de lançamento do festival, que parte é custeado com recursos do Fundo Municipal de Turismo, e produção da Cervejaria Brüder, os chefs de cozinha vão atuar junto aos donos de barracas de comidas típicas já instalados na Feirarte para promover a produção de iguarias a partir do Palmito Pupunha. “Será uma grande oportunidade para troca de experiências entre os chefs e dos donos de barracas. Quem ganha com isso é o público, que vai poder degustar receitas maravilhosas”, avisa Jason Vasconcellos, um dos organizadores do evento.

Oficinas
Entre os dias 24 e 27 de agosto, oficinas de gastronomia irão movimentar a Cozinha Laboratório do Supermercado Consul, no Shopping do Vale. Todos os pratos a serem produzidos também terão o pupunha como ingrediente principal. As oficinas vão acontecer sempre a partir das 19h, e as inscrições podem ser feitas no Dom Patrício, no Centro Comercial do Cariru, de quarta-feira a domingo, a partir das 18h, e no Brüder Butequim, localizado na rua D. Pedro II, 185, bairro Cidade Nobre, de terça-feira a domingo, a partir das 18h. As vagas são limitadas e as inscrições custam R$ 20 para cada oficina.

Encerramento
O encerramento do Festival será nos dias 29 e 30 de agosto, no Sítio Luar da Montanha, na região do Tribuna, quando os participantes terão oportunidades de conhecer as belezas da área rural de Ipatinga, que tem um forte potencial para o turismo rural. No local, os oito profissionais da gastronomia serão responsáveis por criar receitas especiais e bandas regionais vão animar o evento. A entrada é gratuita, e os pratos preparados pelos chefs serão vendidos a R$ 15. O evento começa a partir das 10h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com