Cidades

Cultivo de pupunha começa a ganhar espaço em Ipatinga

IPATINGA – Uma área com quatro hectares de extensão é preparada pelo aposentado José Alberto Rodrigues, 62 anos, para receber 20 mil mudas de palmito pupunha. Dono de uma propriedade rural no distrito do Ipanemão, na zona rural de Ipatinga, “Zé Alberto”, como é conhecido, aposta no cultivo da espécie para ampliar a renda familiar.

“A receita que tenho, atualmente, com a produção leiteira é muito pouca, devido a vários fatores como a questão geográfica. Terreno muito acidentado não é ideal para a criação de gado com finalidade leiteira. Acredito que o palmito chega como uma forte alternativa para diversificar a economia na zona rural”, aposta o produtor rural.

No mês passado, “Zé Alberto” participou, ao lado de outros produtores, de uma reunião na Central de Qualificação e Empreendedorismo – Capacitar, juntamente com representantes da Prefeitura de Ipatinga, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater- MG) e Infrater Engenharia, visando à implantação da cadeia produtiva da espécie de palmito. “Técnicos da Emater já estiveram na minha propriedade fazendo uma avaliação de viabilidade do terreno para cultivo da pupunha”, observa o produtor rural.

CULTIVARES
Idealizadora do projeto, a Prefeitura de Ipatinga intermediou, junto à Cooperativa Agropecuária e Florestal do Projeto Reca (Rondônia), a aquisição de 510 quilos de sementes, que correspondem a 100 mil mudas de palmito pupunha. Os grãos serão cultivados no Viveiro Municipal e repassados aos produtores que se interessarem em participar da cadeia produtiva. A previsão é que as mudas comecem a ser plantadas nas propriedades rurais em setembro deste ano, totalizando uma área de 22 hectares.

“O cultivo do palmito pode ser uma alternativa para a diversificação da economia agrícola regional. Esperamos dobrar essa produção já em 2015, com objetivo de instalar uma usina de processamento do produto”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SemdeTur), Hélcio Muzzi Martins.

VANTAGENS
O cultivo da pupunha tem diversas vantagens em relação ao do palmito tradicional. Como a bananeira, a palmeira pupunha rebrota, o que permite o corte continuado para a produção, e pode ser cultivada a pleno sol, não exigindo grandes áreas de cultivo. O tempo de colheita também é mais curto: de 18 a 24 meses, a partir do plantio. Além disso, ao contrário do palmito comum, a pupunha não escurece.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com