Cultura

CSFX investe no ensino e formação de alunos bilíngues

Nova metodologia oferece maior número de aulas de língua estrangeira por semana, com foco na formação de alunos bilíngues

IPATINGA – O ensino de uma língua estrangeira requer prática e interesse. Com o objetivo de oferecer um programa de educação bilíngue de qualidade, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX), conta com uma importante e renomada parceira: a International School, presente em quase todo território brasileiro, em mais de 87 escolas referências em ensino. Agora os alunos do CSFX contarão com cinco aulas semanais de inglês. No método tradicional são oferecidas somente duas aulas por semana.

A nova metodologia empregada nas aulas é centrada no aluno, o que proporciona seu desenvolvimento pessoal, social e emocional. Antes, o aprendizado da língua estrangeira tinha foco gramatical e textual. Com a International School o aluno é inserido em um contexto totalmente bilíngue. Os conceitos são trabalhados de diversas maneiras, por meio de um consistente monitoramento do progresso, o que permite que o aluno se torne um cidadão bilíngue.

PILARES

O desenvolvimento do programa é baseado nos quatro pilares do aprendizado de uma língua estrangeira: writing (produção textual), listening (desenvolvimento da compreensão auditiva), speaking (desenvolvimento da oralidade) e reading (leitura e interpretação de texto de forma contextualizada). Usa ainda a abordagem Content Language Integrated Learning, que é a aprendizagem integrada em linguagem de conteúdo. “Dentro da escala de progressão do programa o aluno é preparado para prestar os exames internacionais da Universidade de Cambridge. A Universidade – uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do Reino Unido – faz a aplicação de exames para verificar e certificar o nível de conhecimento na língua inglesa, baseado nos conhecimentos linguísticos, fluência, vocabulário, experiência e foco”, revela Cássia Menezes Barros, professora responsável pela área de Inglês do Colégio São Francisco Xavier.

O Programa de Ensino Bilíngue do CSFX é oferecido aos alunos do Maternal I até o 9º ano do Ensino Fundamental II, possibilitando um aprendizado profundo e diferenciado de uma das línguas mais faladas no mundo. “Com o programa, o Colégio São Francisco Xavier espera conectar cada um de seus alunos com o mundo, por meio da educação bilíngue. Afinal, essa é uma maneira efetiva de mudar vidas e transformar futuros. No Colégio São Francisco Xavier adotamos um pacote que é composto por cinco aulas semanais, dentro da grade curricular. Os professores são capacitados e recebem mensalmente treinamento com pessoas especializadas em educação bilíngue”, conta a superintendente do CSFX, Solange Liége dos Santos Prado.

FACILIDADE

Quanto mais cedo a criança é exposta a uma nova língua, mais motivada ela se tornará em fases futuras. A aquisição de uma nova língua amplia as operações cerebrais e o aluno descobre um novo universo, onde adquire competências e facilidade para o acesso a outros conhecimentos. O contato dos alunos com a linguagem estrangeira desde os primeiros anos da alfabetização é primordial para que o aprendizado seja efetivo. “A criança ainda não possui vícios de linguagem, portanto sua pronúncia será mais natural, quebrando a barreira do novo, do diferente. Nessa idade ela não está preocupada em aprender, em traduzir, ela simplesmente se insere no contexto da aquisição e se permite viver em um mundo bilíngue. Se aprender da forma adequada, a criança vai sempre se relacionar com o novo idioma de forma positiva, como sendo algo fácil e divertido e nunca mais vai parar de aprender! É importante ressaltar, porém, que esses benefícios são atingidos quando o idioma é ensinado da forma adequada, por profissionais com metodologia especializada, como os do CSFX”, informa Cássia.

TECNOLOGIA

A tecnologia também está presente no desenvolvimento do programa, permitindo que o aluno aprenda brincando, estimulando a criatividade e a capacidade de resolução de problemas e desenvolvendo o raciocínio lógico. Aplicativos educacionais e óculos de realidade virtual são usados como ferramentas de ensino do Programa de

Ensino Bilíngue do Colégio São Francisco Xavier.  A robótica também é temática abordada nas aulas, assim como o game Minecraft e kits da Lego, jogos bem conhecidos pelo público infanto-juvenil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com