Cidades

CSFX implanta Programa Bilíngue

IPATINGA – O Colégio São Francisco Xavier (CSFX), unidade educacional da Fundação São Francisco Xavier, acaba de lançar seu Programa Bilíngue, fruto da parceria entre a instituição e a International School. Agora, os alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental I serão educados em duas línguas (português e inglês), ao mesmo tempo em que aprendem disciplinas do ciclo básico.
Esta metodologia será aplicada a partir de 2018, em um projeto piloto. A carga horária de língua estrangeria passará de duas para cinco aulas por semana e a perspectiva é de que, sendo bem sucedido, o projeto seja expandido, de forma gradativa, para todo Ensino Fundamental, nos próximos anos. “Inserir os alunos no universo de um segundo idioma, envolvendo-os ao máximo na cultura da língua estrangeira, tem se tornado mais palpável na educação contemporânea. Se antes isso era visto apenas como um diferencial, hoje, cada vez mais, passa a ser essencial”, destaca a superintendente Solange Liége dos Santos Prado”.

BILINGUALPROGRAM
Com o BilingualProgram, os alunos também serão preparados para os exames de proficiência na Língua Inglesa da Universidade de Cambridge, o que abrirá futuramente muitas portas, tendo em vista que estes exames são reconhecidos internacionalmente.
Incluso na matriz curricular, “o BilingualProgram é um programa diferenciado para o ensino da Língua Inglesa, que visa proporcionar aos nossos alunos o desenvolvimento das competências essenciais para o século XXI. O programa traz uma proposta pedagógica que proporciona ao aluno um aprendizado significativo e estimulante, vivenciado de forma lúdica e dinâmica, e auxilia no desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores”, pontua a Superintendente.
Para lançamento, o CSFX reuniu, no mês desetembro, pais e profissionais para assistir uma palestra ministrada pela InternationalSchool, no intuito de apresentar o projeto e esclarecer dúvidas. Na oportunidade, os responsáveis puderam conhecer melhor como vai ser a rotina dos filhos a partir de 2018.

O PROJETO

Hoje, a InternationalSchool atende mais de 90 instituições de ensino em mais de 20 estados brasileiros. Para o ensino do segundo idioma, o programa usa como referência o modelo da União Europeia, reforçado pelos quatro pilares da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura(UNESCO): Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. A proposta também segue as diretrizes doContentandLanguageIntegrated Learning(CLIL), que significaaprendizagem de conteúdo e cognição e aprendizagem de linguagem e cultura.
O programaproporciona uma imersão que vai além da sala de aula, aplicado de forma a tornar a segunda língua parte natural da vida do aluno.A abordagem metodológica favorece a interdisciplinaridade, ou seja, a troca de conhecimentos entre as disciplinas.

RECEPTIVIDADE

Os pais se mostraram abertos à ideia e bastante satisfeitos com a iniciativa do CSFX. Um dos exemplos é o do pai Herick Morais Nogueira. “O programa acompanha as necessidades de educação e com certeza vai abrir portas para os estudantes no futuro”, ressalta.
Mãe de alunos, Fabrízia de Araújo Soares, compartilha da opinião. “O idioma [inglês] faz parte do dia a dia, nos desenhos e nas brincadeiras. Agora, o Colégio também propicia à criança o acesso ao aprendizado formal da língua. Pensar que a escola está nos apoiando na formação dos nossos filhos é o que nos faz querer mantê-los aqui”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com