Esportes

Cruzeiro pode perder mando de até 20 partidas

Os torcedores atiraram diversos objetos em campo num ato de protesto contra a arbitragem do clássico   (Crédito: Superesportes)

 

O departamento jurídico do Cruzeiro terá trabalho para livrar o clube das punições pelos incidentes do clássico desse domingo contra o Atlético. Em entrevista ao Superesportes, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, explicou que a denúncia ocorrerá até esta sexta-feira e o clube celeste pode perder até 20 partidas de mando de campo.
“É isso que a procuradoria pretende. Vamos oferecer a denúncia e esperamos que o julgamento e a punição sejam proporcionais ao fato ocorrido. Vamos enquadrar no artigo 213, com pena de um a dez jogos. Dependendo de quem julgar, pode ser que seja enquadrado duas vezes, por causa de tumulto e desordem, podendo chegar, portanto, até a 20 jogos de punição”, explicou Schmitt.
“Tudo vai depender do julgamento. Às vezes, a maioria dos auditores entende que há somente um fato e desconsideram o acúmulo de penas no mesmo artigo, analisando tudo conjuntamente. Nossa obrigação é fazer a denúncia”, completou.
Se a denúncia ocorrer até sexta-feira, o julgamento deve ocorrer na próxima semana. O Cruzeiro aguarda o resultado para anunciar onde mandará seus jogos, se realmente perder o mando. Como defesa, o clube pretende alegar que a atitude intempestiva da torcida ocorreu em decorrência da atuação desastrosa do árbitro. Além disso, a diretoria celeste diz já ter identificado alguns torcedores que lançaram os objetos no gramado. Alguns deles, podem, inclusive, ser atleticanos infiltrados na torcida celeste.

Projeto penaliza clubes por atos ilícitos de torcedores
Estabelecer penalidades a entidades de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade em razão de ilícitos praticados por seus torcedores. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 3.095/12, do deputado Arlen Santiago (PTB), que foi analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta terça-feira (28). A comissão concluiu pela legalidade da matéria. O relator, deputado Gustavo Valadares (PSD), opinou pela aprovação do projeto, com as emendas nºs 1 e 2. A proposição, agora, pode ser analisada pela Comissão de Esporte, Lazer e Juventude.
Segundo o texto original do projeto, a entidade que permitir, incentivar, colaborar ou deixar de coibir ilícitos praticados por seus torcedores ficará sujeita a advertência, a multa ou a suspensão de repasses de verbas públicas ou de incentivos fiscais estaduais por até seis meses. O projeto caracteriza como ato ilícito a promoção de tumulto ou a prática ou a incitação à violência, assim como a invasão de local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas.

Léo acredita em Cruzeiro mais forte no segundo turno
Depois da boa exibição do Cruzeiro contra o Atlético-MG, no clássico do último domingo, no Independência, a expectativa do zagueiro Léo é para que a equipe azul cresça de rendimento no segundo turno. Para o defensor estrelado, a apresentação da equipe no fim de semana deve servir de base para que o Cruzeiro consiga uma sequência de vitórias.
“Com esse jogo que fizemos no fim de semana ganhamos confiança e isso pode ajudar no segundo turno”, destacou. “Acredito que nas próximas rodadas, com a gente buscando essa atitude que nós tivemos no jogo passado, nós podemos encontrar o equilíbrio necessário para que consigamos as vitórias”, completou.
O próximo jogo da equipe celeste já será nesta quarta-feira, contra o Atlético-GO, às 22h, no Serra Dourada, em Goiânia-GO. Para Léo, a partida, válida pela 20ª rodada do Brasileirão, vai ser complicada, mas o zagueiro acredita em um bom resultado fora de casa.
“É um jogo difícil, mas esperamos que com a atitude correta a gente pode ir lá e sair com a vitória”, ressaltou. Ao final do primeiro turno, o Cruzeiro se encontra na oitava posição, com 28 pontos conquistados.


Leonardo Renan: “Ganhamos confiança
e isso pode ajudar no segundo turno”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com