Cidades

Crise carcerária: OAB prepara relatório sobre inspeção em presídio de Ipaba

IPATINGA – A Comissão de Direitos Humanos da 72ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Ipatinga) prepara o relatório das duas inspeções realizadas pela equipe no presídio de Ipaba, onde alguns detentos se rebelaram, fizeram greve de fome e ameaçaram os agentes penitenciários. “A manifestação dos detentos chegou ao fim, mas visitamos o presídio e conseguimos apurar todas as denúncias, ouvindo os presos e as versões das pessoas que trabalham em Ipaba”, informou o advogado Jose Ailton de Fatima Alves, presidente da Comissão de Direitos Humanos, ao lado do presidente da OAB Ipatinga, João Luiz Franklin Virtuoso.

PROBLEMAS

A decisão de rejeitar a alimentação fornecida pelo presídio, registrada no último final de semana, foi a forma encontrada pelos detentos para chamar a atenção do poder público, conforme foi apurado pela Comissão. Basicamente, o protesto dos detentos é quanto a qualidade da comida, a superlotação das celas e a falta de efetivo no presídio. “Após escutar os detentos e os servidores públicos, estamos elaborando um relatório que será encaminhado para o presidente da OAB Minas, que por sua vez deverá acionar a Justiça”, explicou José Ailton.

O motim dos presos terminou na quarta-feira (10), mas o trabalho da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ipatinga não vai parar. “Vamos continuar atentos aos fatos relacionados a Comissão, tentando a melhor forma de conseguir atender os educandos e vê se realmente está sendo cumpridas, de acordo, a Lei de Execuções Penais”, complementou José Ailton.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com