Cultura

Cozinha Inteligente abre novos caminhos profissionais

BH – Uma alimentação rica em nutrientes na hora de pôr a mesa e o descarte sustentável, com o aproveitamento integral de alimentos e a gestão de resíduos para o equilíbrio do meio ambiente. Estas são as vertentes da qualificação pioneira em Minas Gerais, no curso Cozinha Inteligente, que abre novas oportunidades de formação para o trabalho e a geração de renda.
Cascas, talos, folhas e sementes cheias de nutrientes, cabeça e rabo de peixe ou pescoço e pé de galinha são alimentos que podem ser integrados às receitas culinárias tradicionais, por exemplo.
O curso direcionado às pessoas de baixa renda é uma parceria entre o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), e vai formar mais 60 pessoas, ao final da terceira edição, com capacidade para atender às atuais exigências do mercado culinário, onde cada vez mais a qualidade e o rigor na produção alimentícia se tornam requisitos.
A auxiliar de cozinha Tatiana Flávia da Silva, 32 anos, lembra que tinha o interesse em conseguir um emprego, gostava de mexer com comida e começou a conhecer as possibilidades de trabalho na área alimentícia quando viu a oferta do Cozinha Inteligente.
“Quando comecei não sabia iria me apaixonar e descobrir algo tão prazeroso de trabalhar. Nas aulas práticas do curso fui me interessando cada vez mais e logo após as aulas consegui em emprego. O curso terminou em dezembro e em fevereiro eu já estava trabalhando”, conta.
Segundo ela, o Centro Educativo Comunitário Israel Pinheiro, escola onde ela conseguiu o emprego, está preocupada com a saúde das crianças, a economia na cozinha e com a sustentabilidade.
Realizado na cozinha experimental do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), no bairro Esplanada, em Belo Horizonte, o curso Cozinha Inteligente é ministrado gratuitamente.
Além de aprender a cozinhar, eles receberão aulas teóricas sobre empreendedorismo e práticas, com carga total de 272 horas – o equivalente a aproximadamente três meses de duração –, divididas em quatro módulos, ministradas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com