Esportes

Corridas da Olicei e Outubro Rosa movimentam o Parque Ipanema

IPATINGA – Na sequência das comemorações do Dia do Servidor e aniversário da Usiminas, ocorridas no sábado (26), o último domingo (27) também foi bastante movimentado no Parque Ipanema com a 2ª edição da corrida referente ao Outubro Rosa, de prevenção contra o câncer, e as finais esportivas da Olicei – Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga. O evento foi desenvolvido em parceria de três secretarias municipais: de Saúde; Educação, e Cultura, Esporte e Lazer. 

A já conhecida prova alusiva ao Outubro Rosa contou com cerca de 250 participantes no percurso de 1,7 km e marcou o encerramento de um mês inteiro de ações de conscientização da população contra o câncer de mama. O prefeito Nardyello Rocha também engrossou o batalhão de apoio à causa, ao lado da primeira-dama Aline Franco. Foram parceiros na viabilização da corrida a Unimed e Orthopride.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, somente no mês de outubro foram realizados mais de 2.000 exames, sendo 1.400 mamografias e 1.000 preventivos em mulheres.

A referência técnica em saúde da mulher, Éden Rocha, alertou que o câncer de mama é o segundo mais comum na população feminina e destacou a importância das ações realizadas. “A prova serve para fechar um mês inteiro de conscientização para prevenir a doença. Além da promoção de ações que servem como alerta, a Secretaria de Saúde de Ipatinga promoveu palestras educativas nas UBS’s,  e no mês de outubro aumentamos cinco vezes o número de exames e preventivos, pulando de 400 para mais de 2.000”, salientou.

CORRIDA RÚSTICA

A Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva (Olicei) teve o encerramento de sua parte esportiva com a já tradicional Corrida Rústica. Foram disputados três módulos, com variados percursos (1.000, 2.000 e 3.000m). A Secretaria Municipal de Educação contabilizou a participação de 120 alunos de 13 diferentes escolas estaduais e municipais de Ipatinga.

Entre os educandários premiados, o destaque foi a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, do bairro Ideal, com sete medalhas nas seis categorias disputadas. A educadora física Rosângela Moreira, que atuou no credenciamento dos atletas, destacou a importância do evento para as escolas ipatinguenses. “Desde agosto, a Olicei vem movimentando o calendário das escolas municipais e estaduais. Hoje, encerramos a parte esportiva com a Corrida Rústica em seus diferentes módulos. Mais do que uma competição, é uma forma de proporcionar mais união e interação entre os alunos”, frisou.

A parte cultural da Olicei vai até quinta-feira (31), com a realização do Festival de Música e Dança.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com