Cidades

Córrego Bom Jardim é despoluído e desassoreado

IPATINGA – O aposentado Antônio Teodoro dos Santos, 68 anos, estava no grupo de pessoas que acompanhava os serviços de limpeza e desassoreamento do córrego Bom Jardim, na tarde de quinta-feira (22), com grande interesse. “Quando trabalhava na Prefeitura, muitas vezes já fiz a limpeza das margens do córrego, com a roçada e retirada do mato de forma manual. Nunca vi um serviço tão apurado como esse que está sendo feito agora, para evitar enchentes. Acho que vai ser muito bom para a comunidade”, comentou o servidor inativo do município, morador do bairro Bom Jardim desde 1972.

Esta semana, a Prefeitura de Ipatinga iniciou a programação de serviços especializados previstos no Plano Detalhado de Resposta (PDR) em áreas do município danificadas pelas chuvas do final do ano passado. Os investimentos foram obtidos junto ao governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, destinados em boa parte ao custeio de aluguéis sociais, kits de higiene e cestas básicas para famílias atingidas.

LIMPEZA

Conforme planilha detalhada pela PMI, está prevista a retirada de 2 mil toneladas de materiais do fundo da galeria do córrego Bom Jardim, desde a esquina das ruas Crisântemo com Orquídea e até a rua Walt Disney, no bairro Cidade Nobre, totalizando cerca de 1,8 mil metros de extensão. O trabalho de desassoreamento apresenta certo grau de dificuldade, em função das vigas aéreas da galeria, existentes também no fundo do canal construído em 1979.

Os equipamentos utilizados na manutenção são mini-escavadeira hidráulica, caminhão Brooke, guindaste e caçamba estacionária, para remoção de terras e entulhos. “O serviço é técnico e especializado, exige equipamento leve e com esteira rolante, para não haver rompimento das vigas de sustentação do canal. Em poucos dias, já retiramos troncos de árvores, quadros de bicicletas, pedras e diversos materiais do fundo do córrego”, salienta o secretário municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), Leonardo Miranda.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com